FIFA vai abrir procedimento disciplinar sobre o caso Byron Castillo

em-comunicado-chile-oficializa-denuncia-sobre-caso-byron-castillo-Futebol-Latino-05-05
Foto: Franklin Jacome/AFP

A situação envolvendo uma possível fraude documental do equatoriano Byron Castillo será investigada de maneira mais profunda pela FIFA, oficializou a entidade em comunicação que foi veiculado nesta quarta-feira (11).

Leia mais: Antes de ida ao City, Julián Álvarez busca marcas relevantes no River Plate
Seleção Brasileira é convocada para amistosos preparatórios em julho

Depois de diversas especulações sobre o tema, a Associação Nacional do Futebol Profissional (ANFP) do Chile oficializou o envio da denúncia com a apresentação de evidências que comprovariam o cenário onde, ao invés de ter nascido no Equador, Byron Castillo teria nacionalidade colombiana.

Algo que contextualizaria uma fraude capaz de tirar a seleção equatoriana da Copa do Mundo e, como beneficiaria direta pelos pontos em jogos onde Byron atuou, a própria seleção do Chile.

Segundo detalhou a organização que rege o futebol no planeta, além da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), também a Federação Peruana de Futebol (FPF), uma das equipes que não seriam beneficiadas em caso de acolhimento da denúncia, foi convidada a apresentar seus argumentos junto ao Comitê Disciplinar da FIFA.

Vale ressaltar que, mesmo com decisão do Comitê favorável a denúncia da ANFP, para o esgotamento das instâncias judiciais na área esportiva e a absoluta conclusão do caso, seria necessária a apreciação judicial de outras duas instâncias: a Câmara de Apelações e, por fim, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Confira o comunicado oficial da FIFA sobre o caso Byron Castillo:

Como recentemente confirmado pela FIFA, a Associação Chilena de Futebol apresentou uma queixa ao Comitê Disciplinar da FIFA na qual fez uma série de alegações relativas à possível falsificação de documentos concedendo a nacionalidade equatoriana ao jogador Byron David Castillo Segura, bem como à possível inelegibilidade do referido jogador para participar em oito jogos de qualificação da selecção nacional da Associação Equatoriana de Futebol (FEF) na competição preliminar do Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar da FIFA 2022.

Tendo em conta o acima exposto, a FIFA decidiu abrir processos disciplinares em relação à potencial inelegibilidade de Byron David Castillo Segura no que diz respeito aos jogos acima mencionados. Neste contexto, a FEF e a Associação Peruana de Futebol foram convidadas a submeter as suas posições ao Comitê Disciplinar da FIFA.

Maiores detalhes serão dados no seu devido momento.

error: Futebol Latino 2023