Ainda que não tenham divulgado nenhum trailer, o lançamento dos principais jogos de futebol da indústria de games se aproxima, seguindo a tradição de serem lançados no segundo semestre do ano. As edições de 2023 prometem mudanças consideráveis, especialmente para a franquia FIFA, da EA Sports, que, pela primeira vez em décadas, pode ser lançada com um novo título.
Leia mais: Ex-Vasco, Heberty tem mais uma noite de gala no futebol asiático
Cavani tem gesto de carinho com torcedora do United e viraliza na rede
Ao que tudo indica, o próximo lançamento da EA Sports não se chamará FIFA 23, como é o esperado, mas, sim, EA Sports Football Club. Esse ainda é um título provisório e pode ser alterado até a chegada do novo jogo.
O motivo da mudança é um desentendimento entre a EA e a FIFA que pediu uma quantidade maior de dinheiro (um bilhão de dólatres, equivalente a mais de R$ 5 bilhões) para continuar usando o nome da associação em sua franquia. Com isso, é provável que a próxima entrada também sofra uma repaginada em sua identidade visual.
Já a Konami, responsável pelo eFootball PES, principal concorrente da franquia FIFA, também pode acabar seguindo o mesmo caminho. Outrora conhecida apenas como Pro Evolution Soccer (PES), a série foi rebatizada em 2020 onde também passou a ser lançada em um formato diferente, com atualizações de temporada, ao invés de um jogo novo.
Contudo, após as críticas pesadas do público referente à edição de 2022, a franquia pode ter seu nome alterado novamente. Em março, a empresa registrou uma nova marca chamada Pro Powerful Soccer, algo que reforçou as teorias sobre a mudança.
A EA pode ter aberto mão da marca FIFA mas, para a edição 2023, promete aumentar suas licenças das ligas masculinas e femininas. Outra novidade é o aprimoramento da tecnologia Hypermotion, que permite capturar movimentos de forma mais realista e transmiti-los com uma fidelidade maior dentro do jogo. De acordo com a empresa, foi possível capturar uma quantidade de informações 100 vezes maior que em qualquer outro ano da franquia.
Outra novidade é a possibilidade de crossplay, ou seja, que jogadores de diferentes plataformas joguem online entre si. Isso significa que quem estiver jogando em um PC gamer conseguirá jogar com quem estiver em um PlayStation 5 ou Xbox Series X, por exemplo. Por enquanto, esse foi um recurso confirmado somente no EA Sports FC, mas também pode ser algo presente no próximo eFootball PES.