Festa no Uruguai! Óscar Tabárez alcança marca histórica pela Celeste

Copa América
Foto: Vladimir Rodas/AFP

O sábado é de alegria para o futebol uruguaio, pois o técnico Óscar Tabárez completa 14 anos a frente da seleção nacional, em um projeto que mudou o patamar da Celeste no quesito continental.



Leia Mais: Boca Juniors recebe multa financeira da Conmebol
Um dos caçulas, Carlos Stein busca recuperação na Liga 1 peruana

No dia 21 de março de 2006, com o Uruguai fora da Copa do Mundo da Alemanha, a solução da AUF (Associação Uruguaia de Futebol) foi buscar Tabárez com o objetivo de revolucionar o estilo da Celeste, que apesar da raça dentro de campo, não conseguia mais dar resultados.

Ciente da responsabilidade, o treinador exigiu que a “briga” ficasse de lado e que seus jogadores praticassem futebol, pois ele não admitia mais a imagem de violência que o Uruguai tinha perante aos rivais.

Aos poucos, Tabárez construiu um time sólido e se apoiou no talento de Diego Forlán, que acabou eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, torneio que a Celeste acabou na quarta colocação.

A glória veio no ano seguinte, quando o Uruguai quebrou a seca de 16 anos sem gritar é campeão com a conquista da Copa América, em solo argentino.

Ao longo do tempo, o treinador conseguiu ajudar no crescimento de grandes talentos para o país, como, por exemplo, Edinson Cavani, Luis Suárez e Diego Godín, atuais referências da seleção.

Outro ponto positivo de sua trajetória no Uruguai é a participação em Copa do Mundo. Sob o seu comando, a equipe conseguiu se classificar em todas as edições (2010, 2014 e 2018), algo que não era comum antes de Tabárez.

Agora, a torcida uruguaia espera que, Tabárez possa conduzir o país a mais uma Copa do Mundo (2022) e quem sabe voltar para casa com a conquista mundial, algo que não acontece desde 1950.

Veja alguns números:

Título
Copa América 2011

Copa do Mundo
2010: 4º lugar
2014: 12º lugar
2018: 5º lugar

error: Futebol Latino 2023