*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
O último sábado (16) foi marcado por muita tristeza no Equador. O país foi atingido por um terremoto, que atingiu diversas localidades. Com o desastre natural, o campeonato equatoriano foi suspenso e na tarde desta terça (19) a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) anunciou a data para retorno das partidas na competição nacional.
Leia mais: Em boa fase, Universitario de Deportes pode ter baixas importantes na equipe
Atacante do León assume ter recebido propostas de Boca e River
Sobre o terremoto que atingiu o país e a decisão pela suspensão dos jogos, Álex de la Torre, vice presidente da FEF comentou ao portal El Universo: “Foi estabelecida a impossibilidade de jogar este fim de semana, pela tragédia ocorrida na zona da Costa (de Manabí); por isso houve o critério geral de suspender o torneio até 1 de maior, com a programação correspondente a essas partidas”.
O anúncio feito pela FEF na tarde desta terça (19) demonstra o interesse da federação em retornar com o campeonato equatoriano em maio. A competição foi paralisada na 12ª rodada e teve três partidas adiadas. Uma delas, o confronto entre Deportivo Cuenca e Liga de Quito, havia sido adiada previamente, devido ao calendário da Libertadores, competição na qual a LDU disputará na noite desta terça (19) sua última partida.
Ainda de acordo com o vice presidente da FEF, as partidas adiadas do último fim de semana serão disputadas dentro de 1 mês. “O cumprimento do jogos que ficaram pendentes do último fim de semanas seria realizado no dia 18 de maio”.
As modificações no calendário não param por aí: a rodada 16, que aconteceria no dia 15 de maio, foi transferida para o dia 21. Na sequência haverá uma nova pausa, dessa vez pela participação do Equador na Copa América, que iniciará em 3 de junho.