*Por Renan Liskai
Com passagem que não deixou saudade pelo Vasco em 2013, Yotún pode ficar livre no mercado no próximo mês. Isso porque, o volante que tem contrato com o Cruz Azul até o fim do ano não demonstra desejo em renovar com a equipe mexicana que defende desde 2019. Desse modo, já atrai olhares do mercado árabe e da MLS.
Leia mais: Boca Juniors toma atitude para tentar contratação de Guerrero; saiba mais
Fora do São Paulo! Clubes equatorianos se assustam com salário de Rojas
De acordo com a imprensa local, a não renovação do vínculo se deve a um desejo do próprio atleta, que quer buscar novos ares na próxima temporada. O principal motivo para isso é um provável reajuste que a diretoria do Cruz Azul faça nos salários dos jogadores para reduzir a folha de pagamento e aliviar suas contas.
Até o momento, Yotún ainda não recebeu nenhuma proposta formal. A princípio, os contatos iniciais, principalmente dos sauditas, têm sido apenas sondagens para saber o desejo salarial do atleta e o tempo de contrato, tendo em vista que o meia deseja um último grande contrato antes de retornar ao Sporting Cristal, do Peru, para encerrar a carreira.
Pelo Cruz Azul, Yotún tem exatamente 100 partidas feitas, com oito gols marcados e 15 assistências feitas. Na última temporada, ajudou a equipe a conquistar o Clausura do Campeonato Mexicano. Além de sua passagem pelo México, também jogou no Peru (Sporting Cristal e José Galvez), Brasil (Vasco), Suécia (Malmö) e Estados Unidos (Orlando City).