*Por José Dias Sorriso – Colaborador do Futebol Latino
Na manhã desta segunda-feira, o ex-técnico da seleção peruana de futebol, Sergio Markarián concedeu uma entrevista a rádio Sport 890, de Montevidéu, e não poupou comentários sobre o atacante uruguaio Luis Suárez, futebol brasileiro e Eliminatórias da Copa do Mundo. A última equipe comandada por ele foi a Seleção da Grécia, na temporada passada.
Leia Mais: Peñarol massacra River Plate na inauguração do seu estádio
Football Leaks vaza contrato de Suárez e revela quanto Barcelona pagou pelo atleta
Para o ex-treinador, o atacante uruguaio é atualmente o melhor de sua posição no futebol mundial. Além de ser um grande finalizador, Markarián destacou ainda a capacidade técnica do jogador, que segundo ele facilita para quem joga ao seu lado:
”Suárez é o melhor atacante do mundo. Eu acredito nesta teoria. O interessante de tudo é que, o Uruguai não depende somente dele, haja vista que, conseguiu bons resultados sem ele em campo”, disse.
Na oportunidade, ele aproveitou ainda para falar do atual momento do Brasil. Para Markarián o futebol brasileiro vive o pior momento de toda a sua história. O ex-técnico fez questão de enfatizar que, o time comandado pelo técnico Dunga carece de um bom finalizador, além de ter um sistema defensivo vulnerável e uma personalidade em campo indefinida:
”O futebol brasileiro atravessa o pior momento de toda a sua história. Lhes falta um bom atacante, além de uma boa defesa e uma equipe com personalidade definida”.
Já falando sobre a seleção peruana, que enfrenta a seleção uruguaia pelas Eliminatórias, nesta terça-feira, Markarián disse que a seleção nacional conta com jogadores experientes, porém, sem a presença de Farfán em campo fica um pouco mais complicado para alcançar um resultado positivo diante de um difícil adversário:
”Farfán é um jogador da mais alta qualidade. Sem ele em campo é uma baixa muito grande para a seleção”, afirmou.
No que depender dos torcedores dos donos da casa para vencer o jogo, os peruanos tem motivos para se preocuparem neste duelo na capital uruguaia. Em uma enquete feita, 91% estão confiantes em uma vitória da Celeste Olímpica. Outros 5% acreditam no empate e apenas 4% acham que os peruanos irão levar a melhor.
Uruguai e Peru se enfrentam às 20h, nesta terça-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu. O time da casa é o atual vice-líder das Eliminatórias com 10 pontos ganhos – três atrás do líder Equador. O Peru é 8º colocado, com 4 pontos ganhos.