bonus de cadastro

Ex-Furacão, Matheus Leoni conta sobre adaptação ao futebol da Bulgária

ex-furacao-matheus-leoni-conta-sobre-adaptacao-ao-futebol-da-bulgaria
Foto: Divulgação/Beroe

Se no início da carreira profissional o lateral-esquerdo Matheus Leoni já precisou ficar longe da família para frequentar equipes como PSTC, Athletico, Caxias e Salgueiro, na atualidade a distância de sua terra natal (Porto Velho, capital de Rondônia) é ainda maior, já que o mesmo está há dois anos na Bulgária.

Leia mais: Colo-Colo ganha mais uma baixa; Valdivia sente lesão
Jovem goleiro venezuelano se torna último reforço do Racing

Por todo esse tempo, Matheus vestiu a camisa do Beroe, time da cidade de Stara Zagora que fica a 190 quilômetros da capital do país, Sofia. Além dele, existem outros dois brasileiros na equipe, os atacantes Wanderson e Alfredo, o último revelado nas categorias de base do São Paulo.

A manutenção por esse período na equipe, além de sua já estadia na Europa para defender o Neuchatel Xamax (Suíça), facilitou muito o seu processo de adaptação a nova cultura segundo palavras do próprio jogador:

“Já faz quase dois anos que estou aqui na Bulgária e desde que cheguei só atuei pelo Beroe. Fui muito bem recebido por todos, desde a diretoria até os jogadores e, felizmente, não tive problemas para me adaptar, foi tudo muito rápido e simples. Acho que o fato de ter vindo direto do futebol da Suíça ajudou também. A questão cultural é diferente mesmo, mas faz parte. O idioma no início foi um pouco complicado, mas todos os dias eu procuro aprender algo novo. Hoje consigo me comunicar bem com meus companheiros e entendo o que o treinador pede dentro de campo.”

Sobre o estilo de jogo que é praticado na Bulgária, ele atenta para a recorrência constante aos aspectos da força física bem como da obediência tática.

“Aqui o futebol é um pouco diferente, principalmente em relação à disciplina tática. O times costumam ser muito obedientes e não fogem do que é proposto. Além disso, é um jogo de bastante contato, os jogadores utilizam muito a força física. A divisão principal tem 14 clubes, mas apenas cinco destes costumam brigar pelas primeiras posições. Esses times são mais organizados e mais técnicos pois disputam com frequência a Champions e a Liga Europa.”

Nessa altura da temporada, na 21ª Rodada da fase classificatória, o Beroe ocupa a quarta posição na liga nacional composta por 14 equipes. Os seis primeiros se classificam para um hexagonal final após disputarem todos contra todos em turno único (26 rodadas) onde se define o campeão além de vaga na fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa e da Liga Europa.

error: Futebol Latino 2023