*Por Danilo Di Grado
Não faltou emoção na partida Estudiantes de La Plate e Audax Italiano, pelo jogo de volta da segunda fase da Pré-Libertadores, no Estádio Jorge Luis Hrischi, nesta quarta-feira. Após ser derrotada na primeira partida por 1 a 0, a equipe argentina tratou de dar o troco na volta. Após abrir 1 a 0 no primeiro tempo, encontrou seu gol na reta final do confronto, fechando o placar em 2 a 0, o que lhe garantiu seguir adiante competição continental.
Leia Mais: Católica faz ótimo 1º tempo, vence Bolívar e avança da Libertadores
Diante do América-MG, Guaraní tenta feito inédito nesta temporada
CALENDÁRIO
Classificada, a equipe do Estudiantes agora decidirá uma vaga na fase de grupos diante de outro adversário chileno, sendo ele o Everton, que eliminou o Monagas, da Venezuela.
PRIMEIRO TEMPO
Precisando reverter a situação do primeiro jogo, o Estudiantes partiu para cima logos nos primeiros movimentos. Apesar da ofensividade, acabou perdendo uma grande chances com Díaz, dando a deixa para o Audax responder na sequência com Henríquez.
Percebendo que o adversário não iria apenas defender-se, a equipe argentina então tentou controlar a posse de bola evitando ser atacada, buscando encontrar espaços até chegar à área rival. Entretanto, os chilenos também seguiam na expectativa de aumentar ainda mais sua vantagem neutralizando o jogo rival. Após o momento de estudo, já na reta final de etapa, aos 46, Rogel, aproveitando cruzamento de um escanteio cobrado por Zuqui, tratou de tirar o zero do marcador deixando tudo igual no agregado.
SEGUNDO TEMPO
Embalado pelo tento marcado, o Estudiantes voltou para a etapa final disposto a resolver a situação sem que a vaga fosse definida nos pênaltis. Entretanto, o início acabou sendo igual com direito a um certo equilíbrio, além de trocas de passe, isso tudo até meados dos 15 minutos, com poucas chances.
Com o tempo passando, os dois treinadores então optaram por algumas substituições. Mesmo com as trocas, o panorama em campo basicamente mantinha-se igual, com os argentinos até de certa maneira melhores. Já na reta final, quando tudo parecia que seria decido nos pênaltis, aos 39 minutos, depois de uma cobrança de escanteio de Castro, Díaz mandou para o fundo das redes fazendo 2 a 0 para os argentinos. Atrás no marcador, e perdendo a vaga, o Audax bem que tentou descontar, mas viu o árbitro decretar o fim de jogo na Argentina, com direito a festa dos atletas do time de La Plata.