*Por Mônica Alvernaz
Todo início de ano a Copa São Paulo de Futebol Júnior traz novos nomes das equipes participantes. Não raramente, um destaque da base nesta competição acaba subindo para equipe profissional durante a temporada.
Leia mais: Boca e Racing voltam aos treinamentos com dúvidas no elenco e empolgação para 2019
Ex-Corinthians se enfrentam em duelo por recuperação no Oriente Médio
Apesar deste ser um torneio do cenário nacional brasileiro, a descoberta de jogadores através da base dos clubes para integração nas equipes principais deles é comum em todos os países.
Ao analisar o futebol latino, casos assim ocorreram e merecem destaque. Alguns, subiram para a equipe do mesmo time em que foram revelados. Outros, foram descobertos como joias e acabaram transferidos para outro clube.
Confira lista de quatro nomes que se destacaram nos últimos anos em clubes latinos.
Carlos Cuesta
Revelado no Atlético Nacional, o zagueiro de 19 anos chegou ao time principal do mesmo clube que o revelou. Já no seu primeiro ano, Cuesta esteve no elenco da equipe campeã da Libertadores em 2016.
Ezequiel Barco
Revelado no Independiente e autor do gol do título da Copa Sul-Americana 2017 se destacou tanto que acabou deixando o clube que o relevou. No último ano, Barco chegou à MLS, onde defende as cores do Atlanta United FC.
Emanuel Reynoso
Com trajetória profissional inciada no Talleres da Argentina, o meia foi logo visto pelo Boca Juniors, equipe pela qual atua desde 2017.
Nicolás de la Cruz
O talento do jovem atleta de apenas 21 anos chamou atenção quando ele ainda atuava na base do Liverpool Montevideo. Assim que subiu à equipe profissional do time uruguaio, em 2017, Nicolás foi contratado pelo River Plate e fez parte do plantel campeão da Libertadores em 2018.