A bola finalmente rolou no final de semana pelo Apertura uruguaio, a derradeira competição latina que ainda não tinha iniciado as atividades. E, como já era de se esperar, os clubes de maior expressão Nacional e Peñarol conseguiram vencer os seus compromissos com folga.
Leia mais: Venezuela coloca ingressos a venda para amistosos
Jogando diante de sua torcida, o Nacional começou sua caminhada no último sábado diante do recém promovido Villa Teresa. E, apesar da linda história de superação que possui o clube caçula da primeira divisão do Uruguai, o tricolor de Montevidéu não teve piedade em aplicar uma sonora goleada por 4 a 1 em partida que teve a volta do interminável Sebástian “El Loco” Abreu.
Já pelo lado aurinegro, a expectativa era pela estreia no Apertura de outro grande atacante que já atuou na seleção celeste: Diego Forlán.
Muito diferente do que aconteceu no amistoso diante do Montevideo Wanderers, onde a torcida carbonera lotou o estádio Centenário para vibrar com a participação de Forlán, o Estádio Luis Tróccoli recebeu um público no máximo razoável para ver o filho do ex-jogador Pablo Forlán jogar pela primeira vez uma partida do campeonato uruguaio.
Sem grandes dificuldades, o time três vezes campeão da Libertadores venceu o Cerro por 3 a 0, com gols do lateral-esquerdo brasileiro Diogo (formado nas categorias de base do São Paulo) e dos meias Aguiar e Nandez.
Apenas uma partida ainda não aconteceu pelo debute da competição que foi o confronto entre Defensor e Sud América. Em função da participação do Defensor na Copa Sul-Americana, o compromisso foi adiado para o próximo dia 26.
Com relação aos demais jogos, um fator que chamou a atenção foi o alto aproveitamento das equipes que jogaram fora de casa. Isso porque, das oito partidas realizadas, apenas o Nacional conseguiu fazer valer o mando de campo, tendo um empate e seis vitórias dos visitantes.
Confira todos os resultados da 1a rodada do Apertura 2015/2016:
15/08
Plaza Colonia 1 x 2 Rentistas
River Plate 1 x 2 Fénix
Nacional 4 x 1 Villa Teresa
16/08
Juventud 0 x 2 Danubio
El Tanque Sisley 2 x 3 Racing
Montevideo Wanderers 1 x 1 Liverpool
Cerro 0 x 3 Peñarol
26/08
Defensor x Sud América