Estreante na elite paraguaia, Guaireña faz boa campanha

Foto: Divulgação/Guaireña

*Por Vinicius Fernandes

O Campeonato Paraguaio de 2020, interrompido em função do novo coronavírus (COVID-19), tem uma novidade entre os seus 12 participantes: o Guaireña Fútbol Club, pela primeira vez na elite nacional.

Leia mais: Veja como estão os campeonatos nacionais pela América do Sul
O que fazer enquanto o futebol está parado?

O clube da cidade de Villarrica, localizada no Departamento de Guairá, foi fundado em 2016 e logo venceu a terceira divisão (Campeonato Nacional de Interligas), garantindo o acesso à segundona (División Intermedia), onde levantou a taça na temporada passada.

No elenco comandado pelo técnico Troadio Duarte, apenas um estrangeiro: o atacante uruguaio Antonio Oviedo, de 23 anos. Sua estreia na elite paraguaia foi diante do Nacional e acabou derrotado por 3 a 0. No entanto, de lá para cá foram mais sete partidas e nenhum revés. Já na segunda rodada, diante do River Plate, conquistou seu histórico primeiro triunfo na primeira divisão: 2 x 0. Coube a Antonio Marín, atacante de apenas 20 anos de idade, ser o autor do primeiro gol.

Depois vieram mais duas vitórias como mandante, o que o mantém com 100% de aproveitamento em seu estádio, Parque del Guairá, com capacidade para 12 mil torcedores, e quatro empates fora de casa, totalizando 13 pontos, o que o deixa em quinto lugar na tabela de classificação.

Como no Paraguai o rebaixamento se dá pela média de pontos das três últimas temporadas, no momento o Guaireña é o quarto colocado (1,625), muito à frente dos dois piores, que ocupam a zona de rebaixamento: General Díaz (0,947) e 12 de Octubre (0,750).

Cabe lembrar que o Olimpia é o único que disputou todas as edições da categoria principal do futebol paraguaio. O Guaraní participou de todas menos uma, a de 1912, quando pediu licença devido a uma epidemia. Por sua parte, Cerro Porteño e General Díaz, que entraram em 1913 e 2013, respectivamente, também nunca foram rebaixados.

error: Futebol Latino 2023