Esquadrões Libertadores: 1963 – Pelé e Cia. voltam a encantar a América

esquadroes-libertadores-1963-pele-e-coutinho-voltam-a-encantar-as-americas-Futebol-Latino-26-09
Foto: Divulgação/Santos

A sequência da série especial do Futebol Latino batizada de “Esquadrões Libertadores” chega ao ano de 1963 onde, assim como havia feito o Peñarol em 60/61, o Santos com seu legítimo esquadrão de tantas estrelas além da icônica dupla Pelé e Coutinho faturou o bicampeonato continental.

Leia mais: Dia das Crianças: presentes que farão os pequenos amarem mais ainda o futebol
Santos Laguna massacra e dorme na liderança isolada da Liga MX; Confira o resumo da rodada

1963

Além da presença em fase mais avançada por parte do Alvinegro Praiano, a competição que chegava ao seu quarto ano de disputa e ainda tinha como nome oficial Copa Campeões da América teve oito times na disputa: Alianza Lima, Boca Juniors, Botafogo, Everest Guayaquil, Millonarios, Olimpia, Peñarol, Santos e Universidad de Chile. Enquanto os clubes da Venezuela seguiram fora do torneio, pela primeira vez desde a origem times da Bolívia também não participaram.

Campanha do Santos

Tendo o privilégio de não precisar passar pela fase de grupos por ser o campeão vigente, o time da Vila Belmiro entrou diretamente na semifinal onde encontrou outro time de grande prestígio nos anos 60 dentro do futebol nacional, o Botafogo de Manga, Nilton Santos, Zagallo, Quarentinha, entre outros. E, depois de um empate em 1 a 1 no Pacaembu, a equipe santista deu um verdadeiro show em pleno Maracanã com goleada por 4 a 0 com “hat-trick” de Pelé e carimbou vaga na segunda decisão consecutiva.

Decisão

Na grande final, o Peixe chegou para enfrentar um clube até então sem conquistas de Libertadores, mas que hoje carrega fama construída ao longo da história: o Boca Juniors de um até então quase imparável Sanfilippo. Nos dois jogos ele, aliás, foi quem fez os dois gols no embate de ida, no Brasil, e também em La Bombonera no enfrentamento derradeiro.

Todavia, do outro lado existia uma constelação que não permitiria que o bicampeonato saísse de mãos brasileiras. Coutinho (duas vezes) e Lima fizeram os tentos que construíram o 3 a 2 no Pacaembu e, em Buenos Aires, Coutinho e Pelé marcaram na nova vitória santista por 2 a 1.

Jogos

Semifinal

Santos 1 x 1 Botafogo
Botafogo 0 x 4 Santos

Final

Santos 3 x 2 Boca Juniors
Boca Juniors 2 x 1 Santos

Time-Base: Gilmar; Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Geraldino; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

Artilheiro: José Sanfilippo – 7 gols

error: Futebol Latino 2023