O esporte e o desenvolvimento de uma região costumam estar ligados. Principalmente em regiões marcadas com realidades distintas, como é o caso da América Latina, os projetos sociais que têm como objetivo promover as práticas esportivas e o desenvolvimento socioeconômico de comunidade acabam sendo uma das principais formas de trazer mudanças para a vida dessas pessoas em situação vulnerável.
Leia mais: Após início fulminante, Coudet acumula resultados negativos no Celta
Ex-Fla, Piris da Motta fala sobre interesse de time sul-americano
Quanto mais incentivo há para essas práticas, mais atividades econômicas podem se desenvolver para suprir demandas, além de oferecer alternativas seguras e saudáveis para essas pessoas. A necessidade de criar essas condições é ainda maior quando o público-alvo são as crianças de comunidades carentes.
Ou seja, com a aquisição de uma chuteira infantil ou a confecção de uniformes, toda uma comunidade pode ser privilegiada, ao mesmo tempo que a prática profissional dos esportes pode trazer mais qualidade de vida e um plano de futuro.
Projetos no Brasil
No Brasil, existem diversas iniciativas que transformam a realidade das crianças e de suas comunidades através do esporte. Conhecido como uma potência futebolística, o futebol é uma das principais atividades, conquistando famílias e jovens, que sonham com uma carreira igual a de seus ídolos dos campos.
A possibilidade de levar essas atividades para onde essas famílias estão também é um diferencial. Em muitas regiões das cidades brasileiras há poucas oportunidades de lazer, além de ser complicado o transporte até clubes e praças onde a prática do esporte é mais comum. Portanto, a criação de espaços mais próximos às periferias também é uma forma de mudar os bairros e garantir novas oportunidades.
Benefícios do esporte para o desenvolvimento infantil
Além dos benefícios para o desenvolvimento social, o esporte também traz diversas vantagens para o desenvolvimento psicomotor das crianças e jovens. Uma das características mais notáveis é a mudança no comportamento, com uma melhor socialização com outras pessoas e o controle da ansiedade ou nervosismo.
Os esportes também ajudam no aspecto intelectual, pois promovem uma melhora no funcionamento das atividades cerebrais. Há ainda os benefícios físicos, como o ganho de massa muscular, o que aumenta a proteção aos ossos, prevenindo machucados e acidentes.
Crianças e adolescentes que sofrem com sintomas de ansiedade e depressão também sentem uma melhora nos sintomas por conta das substâncias liberadas naturalmente no organismo durante as atividades físicas.