O favoritismo da Espanha sobre a Costa Rica foi exercido na estreia da Copa do Mundo Feminina. Em confronto ocorrido nesta sexta-feira (21) na cidade de Wellington, na Nova Zelândia, as europeias golearam por 3 a 0 e, naturalmente, assumiram a ponta do Grupo C onde Zâmbia e Japão jogam somente no sábado (22), às 4h (de Brasília).
Leia mais: Pela Copa do Mundo, Nigéria e Canadá ficam no empate
KTO Sul-Americana: Libertad vence Tigre e encara o Fortaleza
Primeiro tempo
A tônica da partida ficou bastante nítida desde o primeiro minuto de bola rolando onde, com suas linhas de marcação totalmente voltadas ao plano defensivo, as costarriquenhas fechavam os espaços e tentavam dar as menores condições possíveis de infiltração para o selecionado europeu.
Por sua vez, a Roja assumia a responsabilidade de ser o time mais criativo onde, além da movimentação, alguns dos recursos mais explorados eram as jogadas pelos lados de campo bem como linhas de passe mais curtas. Sendo que, dentro dos primeros 15 minutos, a meta defendida por Daniela Solera foi efetivamente ameaçada no toque de letra dado por Esther Gonzalez (passando perto da trave direita) além da bonita cabeçada da zagueira Ivana Andrés onde Solera fez defesa importante, espalmando para escanteio.
Diante da insistência espanhola, a inauguração do placar na Nova Zelândia acabou saindo aos 20 minutos onde Jennifer Hermoso deu passe em velocidade para Esther que cruzou rasteiro e viu a zagueira Valeria del Campo tocar contra a própria meta. Dois minutos mais tarde, a meio-campista Aitana Bonmati esbanjou categoria ao receber dentro da grande área e, mesmo cercada pela marcação, teve frieza para fintar a marcação e bater, de perna esquerda, no extremo canto esquerdo de Daniela Solera.
Aos 28, o resultado positivo da Espanha começou a se transformar em goleada quando o cruzamento vindo do lado direito foi cabeceado na trave por Jenni Hermoso e, no rebote, Esther González surgiu bem para fazer o terceiro da Roja. Resultado esse que poderia ter sido ainda mais elástico com a penalidade marcada após a lateral-esquerda Olga Carmona cair dentro da área, após o carrinho de Fabiola Villalobos. Porém, na batida, Hermoso parou em outra boa intervenção de Solera que se antecipou ao chute e pulou bem no seu canto direito.
Segundo tempo
O mesmo cenário desenvolvido na etapa inicial persistiu na segunda parte do compromisso no Estádio Wellington Regional onde, nos primeiros 15 minutos, Las Ticas até fizeram uma tímida tentativa de adiantar um pouco suas linhas e sustentar por mais tempo a posse de bola.
Porém, isso não evitou com que o constante volume ofensivo das espanholas obrigassem a arqueira Daniela Solera a fazer, pelo menos, três defesas complicadas na busca por sustentar a diferença do placar em 3 a 0.
Todavia, apesar das estatísticas mostrarem mais de 40 finalizações tentadas pelas comandadas do técnico Jorge Vilda (12 delas na direção do gol), prevaleceu a resistência costarriquenha no segundo tempo até o apito final da árbitra australiana Casey Reibelt determinar o triunfo da Espanha na abertura do Grupo C da Copa do Mundo Feminina.