Equipes posicionadas para a execução dos hinos de México e Uruguai pela Copa América Centenário em um ótimo público no University of Phoenix Stadium. Mal sabiam os presentes que, logo após a habitual execução do hino mexicano, um erro crasso no momento do hino uruguaio causaria um incômodo evidente por parte dos dirigentes da Associação Uruguaia de Futebol (AUF).
Leia mais: LATINÃO: Rodada “enxuta”, porém não com menos gols
No momento em que o hino do Chile era tocado erroneamente durante o embate do último domingo (5), os jogadores da Celeste se entreolharam e até tentaram cantar a sua maneira o hino correto, mas os cartolas da AUF não tiveram a mesma tentativa de compreensão mesmo recebendo um “pedido de desculpas” formal por parte do Comitê Organizador Local (COL) da Copa América realizada em solo norte-americano.
Enquanto a organização falou em “profundo respeito ao Uruguai e a todos os participantes” e tentou estender seu pedido de desculpas até mesmo ao povo uruguaio, a AUF foi taxativa ao classificar a ação como “não um simples descuido, mas sim um feito muito reprovável”, além de salientar que “aguarda ações reparadoras do COL”.
Confira na íntegra os dois comunicados:
Pedido de desculpas do Comitê Organizador direcionado a AUF:
“Presidente (Wilmar) Valdez,
Em nome da Copa América Centenário e do Comitê Organizador Local, lhes escrevo para expressar nossa sincera desculpa pelo nosso erro prévia a partida da noite do domingo, 5 de junho. Apesar de repetidos ensaios e devido a erro humano, por equívoco tocamos o hino nacional incorreto.
Nos desculpamos com vocês, a Associação Uruguai de Futebol, a seleção nacional do Uruguai, o povo uruguaio e todos os seus torcedores.
Temos profundo respeito para com o Uruguai e todos os participantes da Copa América Centenário. Trabalharemos com todos os envolvidos para que o dito erro não volte a acontecer. Favor aceitar nossas sinceras desculpas pelo erro.
Sinceramente,
Jay Berhalter,
CEO do Comitê Organizador Local”
Resposta da Associação Uruguaia de Futebol:
“Comitê Organizador Local – Copa América Centenário 2016
De nossa maior consideração,
Com suma tristeza e estupor que tanto os uruguaios presentes no estádio University of Phoenix presenciando a estreia da nossa seleção nessa Copa centenária como todos aqueles que desde nosso país seguiram pela transmissão televisiva não puderam entoar nosso hino nacional diante do grotesco erro da organização de irradiar o hino de outro país e não o do Uruguai.
Consideramos que o feito representa um agravo a Associação Uruguai de Futebol, a nossos futebolistas e a todos os uruguaios, pois se trata de um momento muito especial prévio ao início de cada partida.
A AUF é a federação que orgulhosamente conseguiu se sagrar campeã em 15 Copas América, entre outros feitos esportivos mundiais, e é merecedora do respeito e da consideração de todo o mundo do futebol.
A Organização estava em total conhecimento de qual é o hino nacional do Uruguai já que, em ocasião de reunião técnica prévia, nos fizeram ouvir a versão correta do mesmo. Razão pela qual consideramos que o acontecido não é um simples descuido, mas sim um feito muito reprovável.
Apesar das desculpas recebidas, desejamos que efetivamente tenha sido um erro involuntário que não deverá repetir-se nas futuras apresentações de nossa seleção nesse torneio, mas mesmo assim a situação fez com que não se pudesse reparar, sendo então irreversível o agravo produzido.
Aguardaremos com expectativa as ações reparadoras do COL assim como estaremos muito atentos aos futuros acontecimentos.
Att.
Wilmar Valdez
Presidente”