bonus de cadastro

Equador x Uruguai: Disparidade pró-Uruguai e goleadas “espelhadas”

Confrontos-históricos-Equador-Uruguai-Futebol-Latino-11-11
Foto: Arte Futebol Latino

Duas seleções que hoje contam com o privilégio de serem as únicas com 100% de pontos obtidos nas Eliminatórias, Equador e Uruguai vão lutar amanhã (12) em Quito às 19h pela manutenção do aproveitamento máximo e, consequentemente, pela maior proximidade a classificação para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

Leia mais: Peru x Paraguai: Equilíbrio em Eliminatórias, porém com confrontos “iluminados”

Apesar de hoje igualados, o histórico desse confronto mostra uma ampla vantagem construída a favor da Celeste. Nos duelos em todos os torneios, são 43 jogos com apenas cinco triunfos dos equatorianos, 10 empates e 28 vitórias uruguaias.

Já especificamente em Eliminatórias, a situação fica ainda mais evidente na disparidade já que, em 18 partidas, são duas vitórias da Tri, cinco empates e 11 triunfos dos hoje comandados por Oscar Tabárez.

Mesmo assim, isso não significa que a atual equipe dirigida por Gustavo Quinteros também não tenha tido seu dia de glória máxima contra os bicampeões do mundo, com direito inclusive a uma sonora goleada.

Equador 4 x 0 Uruguai – 12/02/1997 – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998

Sob a arbitragem do polêmico argentino Javier Castrilli e para um público bem modesto que compareceu ao Olímpico Atahualpa na ocasião, Equador e Uruguai entraram em campo para participar da maior gloria a nível de seleções dos anfitriões diante dos uruguaios.

Em uma tarde inspiradíssima do meia Aguinaga, o camisa 10 não só abriu o marcador aos seis minutos de jogo como também participou do segundo e terceiro tento do duelo, marcados ambos pelo avante Agustín Delgado.

Em jogada de grande velocidade e aproveitando um atordoado Uruguai, Cléber Chalá entrou como quis na defensiva adversária e fuzilou a rede charrúa, fechando a goleada para festa dos donos da casa.

Uruguai 4 x 0 Equador – 03/09/2000 – Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002

Se nas Eliminatórias anteriores os equatorianos haviam feito a festa em sua casa, dessa vez foram os uruguaios que trucidaram a Tri no jogo realizado no mítico estádio Centenário, na cidade de Montevidéu.

Usando muito bem o seu tradicional ponto forte nas bolas paradas, a Celeste abriu o marcador em cobrança primorosa do atacante Magallanes, mandando a bola precisamente no ângulo.

Próximo do fim da primeira etapa, o também atacante Darío Silva, que fatalmente interrompeu sua carreira de maneira precoce após um acidente automobilístico que forçou a amputação de sua perna direita, marcou de cabeça e ampliou a vantagem dos donos da casa.

No segunda tempo, o hoje centroavante do Defensor, Nicolás Olivera, marcou um lindo gol de cobertura e, com uma potente cabeçada de Gabriel Cedrés, o time comandado na oportunidade por Daniel Passarella fechou o placar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023