*Alex Dias de Souza
Ao entrar em campo nesta quinta-feira no Estádio Olímpico de Riobamba, Equador e Paraguai viviam momentos idênticos. Até o jogo de hoje, os dois times estavam empatados em todos os critérios de desempates e prometiam realizar um jogo ainda mais equilibrado.
Leia mais: Sul-Americano Sub-20: Brasil vence Paraguai por 3 a 2
Na sua estreia, Brasil vence Equador com placar apertado
Porém, dentro de campo a seleção Equatoriana foi superior, oportunista e derrotou o Paraguai por 2-1. Com o resultado, o Equador se classificou para a próxima fase do Sul-Americano Sub-20 ao terminar em primeiro lugar no Grupo A.
O jogo
Logo nos primeiros minutos de jogo, o Equador trocava passes e chegava sempre com perigo e facilidade na área paraguaia. Aos 7 minutos, após receber cruzamento pela direita, Corozo recebeu livre na pequena área e mandou a bola na trave.
Aos 20 minutos, o bom futebol e a insistência equatoriana foi recompensada com o primeiro gol do jogo marcado por Corozo em posição duvidosa. Revoltados com o gol do Equador, os paraguaios se descuidaram e no minuto seguinte sofreu o segundo gol marcado por Lino após um belo chute de fora da área.
Na segunda etapa, com a desvantagem de dois gols no placar, a seleção paraguaia precisava atacar e voltou melhor. Logo aos 24 segundos Baez diminuiu para o Paraguai. Em uma jogada de velocidade pela direita, o atacante aproveitou o quique da bola e marcou um belo gol ao encobrir o goleiro Cevallos.
O Equador sentiu o gol e no decorrer do segundo tempo não conseguia mais pressionar os paraguaios. Porém, aos 40 minutos do segundo tempo o ímpeto do Paraguai foi interrompido com a expulsão de Riveros.
Com o apito final, o Equador garantiu a classificação e a liderança do grupo A, além de empurrar a seleção brasileira para o terceiro lugar. Com isso, foram definidos também os próximos confrontos. No hexagonal final Brasil e Equador se enfrentarão na próxima segunda-feira.