Pelo Grupo A do futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Equador e Panamá ficaram no 1 a 1 em resultado que agradou mais uma terceira seleção: a Argentina.
Leia mais: Diante do Corinthians, Montevideo Wanderers é a última esperança do Uruguai na temporada
De Rossi esconde símbolo de rival da Roma em foto com torcedor do Boca Juniors
Com os panamenhos em segundo lugar na chave tendo dois pontos seguidos de México e Equador, ambos com uma unidade, basta um triunfo da Albiceleste às 15 h (horário de Brasília) diante dos mexicanos que a vaga e o primeiro lugar na próxima fase dos jogos estarão assegurados com uma rodada de antecedência
A parte inicial do confronto teve a mesma tônica que os panamenhos enfrentaram na estreia contra o México: cuidados voltados ao sistema defensivo quase que ininterruptos e atenção para aproveitar o contra-ataque em velocidade.
E, como o ataque da Tri não soube furar a zaga montada pelo técnico Julio Valdés, em um erro ainda no meio-campo combinado com a falha no corte da zaga de Luis Castillo, os Canaleros foram mortais e abriram a conta.
Após retomada da posse, o atacante Luis Zuñiga foi acionado nas costas da defesa equatoriana e, na saída da meta de José Cevallos, bateu rasteiro para balançar as redes.
Logo no retorno das equipes ao tempo complementar, depois de manter a carga nas jogadas ofensivas, uma triangulação belíssima no ataque equatoriano teve a bola ajeitada por Alexander Naula que encontrou a chegada de Leonardo Campana batendo de primeira na altura da meia lua. A bola chegou a beliscar a trave direita de Junior Baptista antes de entrar e deixar tudo igual em Lima.
Como era de se esperar, mais animado e confiante com a igualdade, os atletas comandados pelo argentino Jorge Celico seguiram em posicionamento mais avançado e ofensivo do que a equipe caribenha que, ao contrário da etapa inicial, não teve tanta eficiência na saída rápida da defesa para o ataque.
Nos minutos finais, o confronto ficou mais aberto, com os dois lados chegando com perigo e fazendo tanto Baptista como Cevallos tendo de aparecer com relevância e segurarem o 1 a 1.