Competição que começou no dia 15 de abril, o Brasileirão 2023 chega a sua última rodada nesta quarta-feira (6). Em jogo, o título (muito perto do Palmeiras), uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores, uma na Sul-Americana e o último rebaixado para a Série B de 2024.
Leia mais: O ‘gran finale’ do Brasileirão: veja onde você pode lucrar!
City é favorito para contratar Claudio Echeverri, afirma jornal
Desse modo, o Futebol Latino elaborou um guia rápido para que você compreenda a matemática envolvida nos nove jogos que ocorrem simultaneamente às 21h30 (de Brasília). A exceção fica por conta de Goiás x América-MG, já rebaixados, que jogam às 19h, no Estádio da Serrinha.
Título: Palmeiras (69), Atlético-MG (66) ou Flamengo (66)
No último compromisso do torneio, três clubes tem possibilidades matemáticas de conquista. Todavia, no aspecto prático, a conquista está extremamente mais próxima do Palmeiras em relação aos concorrentes.
Não à toa, o Alviverde é o único que joga por vitória, empate (não dependendo de outro resultado) ou até mesmo derrota. Se perder, ele precisaria perder a vantagem de 16 gols em saldo para o Flamengo ou de oito tentos para o Atlético-MG.
Em relação a cariocas e mineiros, o cálculo, apesar de cruel, só tem uma opção: vencer e tirar a larga diferença de saldo na combinação do triunfo com uma necessária derrota palmeirense.
Vaga direta na Libertadores: Atlético-MG (66), Flamengo (66), Grêmio (65) e Botafogo (64)
Apenas uma vaga está disponível nessa briga onde mineiros, cariocas e gaúchos dependem apenas de si. Logo, basta um triunfo por qualquer marcador e eles estarão diretamente nos grupos da próxima edição do torneio continental. Algo que, se ocorrer, não altera a atual composição do G4.
Caso Flamengo, Atlético-MG ou Grêmio empatem ou sejam derrotados, eles precisam torcer por, no máximo, um empate de todos os concorrentes para não correrem o risco de perder duas (Fla) ou até três posições (Galo) na tabela.
Em relação ao Botafogo, o contexto é bem mais complicado. Além de ganhar seu duelo, ele precisa que ao menos um dos outros três postulantes as vagas seja derrotado no compromisso derradeiro do Brasileirão.
Sul-Americana: Cruzeiro (46) e Santos (43)
A última vaga na disputa tem a representação de Minas Gerais precisando apenas de mais um ponto para assegurar seu posto. Sendo assim, o Alvinegro da Baixada Santista joga somente pela vitória e um revés da Raposa.
Rebaixamento: Santos (43), Vasco (42) e Bahia (41)
A temida zona de rebaixamento conhecerá seu último ocupante com o Peixe, ao mesmo tempo vislumbrando um torneio continental, tentanto fugir da degola. Além do triunfo, a equipe joga também pela igualdade desde que, ao menos, um dos concorrentes não faça os possíveis três pontos. Isso porque o Santos tem saldo de gols bem pior (-23) do que os adversários diretos.
No caso do Vasco, além de se garantir na Série A do Brasileirão vencendo, empatar ou perder significaria torcer para o Esquadrão sequer pontuar no embate derradeiro. Enquanto o saldo do Cruzmaltino é de -11, o Bahia tem -6.
Por fim, ao time dirigido por Rogério Ceni, a conta é vencer (contando com o tropeço de, ao menos, um dos concorrentes) ou empatar e torcer para o Vasco ser derrotado no seu jogo.
Jogos da última rodada do Brasileirão 2023
19h
Goiás x América-MG
21h30
Internacional x Botafogo
Coritiba x Corinthians
Fluminense x Grêmio
Cruzeiro x Palmeiras
Bahia x Atlético-MG
Cuiabá x Athletico-PR
Santos x Fortaleza
São Paulo x Flamengo
Vasco x Bragantino