*Por Juliano Rangel
O duelo que decidirá o campeonato equatoriano foi definido na tarde desta sábado (08), após o Emelec vencer a equipe do Técnico Universitario pelo placar de 2 a 1 e faturar a segunda etapa do torneio. Com a conquista, Los Azules terão como adversário a LDU de Quito, que venceu a primeira etapa da competição.
Leia mais: Boca Juniors tem pedido por título da Copa Libertadores sem um segundo jogo rejeitado pelo CAS
Atlético Nacional terá que pagar multa pela venda de Fernando Uribe
Com todas as partidas sendo realizadas na tarde desta sábado, o Emelec – líder da competição com 38 pontos – foi até o Estádio Bellavista para enfrentar a equipe do Técnico Universitario, mas também estava de olho no jogo entre LDU – vice-líder com 36 pontos – e o Delfín, no Estádio Rodrigo Paz Delgado.
Sem modificações nos placares das duas partidas na primeira etapa, o Emelec conseguiu abrir o placar aos nove minutos do segundo tempo, com o lateral-esquerdo Ronaldo Johnson. Dez minutos mais tarde, a equipe chegou ao segundo gol marcado pelo atacante Ângulo Bryan.
Ainda deu tempo do Técnico Universitario descontar no marcador, aos 23 minutos, com o gol de Willer Paul Marret Acosta. Enquanto isso no Estádio Rodrigo Paz Delgado, LDU e Delfín mantiveram o empate em 0 a 0.
Além da vitória, o Emelec conquistou a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2019, junto com a LDU. O Barcelona de Guayaquil ficou a vaga na segunda fase classificatória da competição continental e o Delfín faturou a vaga na primeira fase classificatória do torneio sul-americano. Foram rebaixados El Nacional e o Guayaquil City.
FINAIS – Campeões da primeira e segunda etapa, respectivamente, LDU e Emelec decidirão o campeonato equatoriano. A Federação Equatoriano de Futebol (FEF) ainda definirá as datas e horários dos dois confrontos. Caso o Emelec vença o torneio, ele se tornará, junto com o Barcelona de Guayaquil o maior campeão equatoriano com 15 títulos.