O torcedor do Paraná prometeu transformar a Arena da Baixada em um elemento de grande força para a equipe e conseguiu. Com pouco menos de 40 mil vozes enchendo a Arena da Baixada, o time da casa conseguiu uma suada, porém vital vitória sobre o Internacional por 1 a 0.
Leia mais: Clássico gaúcho ganha contorno ainda mais importante na Série B
“Meus jogadores não tem medo da La Bombonera”, afirma técnico do Peru
O primeiro tempo teve um considerável domínio territorial e de volume de jogo por parte do time da casa. Empurrado pela torcida, o Paraná não se intimidou em jogar contra o ponteiro da competição e implementou o ritmo de jogo que lhe interessava baseado na velocidade e exploração das pontas do campo.
Chutes perigosos foram dados pelos dois atacantes do time paranista, mas Danilo Fernandes e a pontaria um pouco descalibrada de Alemão acabaram safando o Colorado. Porém, aos poucos, o clube gaúcho foi entrando no jogo e também conseguindo mostrar suas armas.
Trocando passes que envolviam a avançada marcação do Tricolor Paranaense, em chute de Eduardo Sasha o arqueiro Richard foi obrigado a fazer até ali a intervenção mais difícil do embate. Logo na sequência, Charles, em cabeçada, também passou bem perto de abrir o marcador, mas jogou por sobre o gol.
Apesar de conseguir tocar bem a bola e se aproveitar da rápida grama sintética da Arena da Baixada, foi pelo alto que o Paraná chegou ao tão desejado primeiro gol. Aos 41 minutos, Renatinho cobrou escanteio pelo lado direito e o zagueiro Iago Maidana subiu livre de marcação para testar a bola no contra-pé de Danilo Fernandes.
No começo da etapa complementar, o Inter voltou com uma postura totalmente diferente, avançando muito mais as suas linhas e tendo muito mais facilidade para criar seus lances ofensivos. Não a toa, aos sete minutos, D’Alessandro cruzou para Damião que, depois de se esticar todo, mandou a bola na trave direita de Richard.
A equipe paranista bem que tentou sair da situação de “encurralado”, mas a posse de bola da equipe gaúcha e uma eficiência até então não mostrada na partida em controlar o jogo foram só aumentando a capacidade do Inter em se aproximar da meta adversária.
A todo momento a bola rondava a área dos donos da casa e fazia com que Richard precisasse sempre estar atento. Sua atenção foi, inclusive, muito exigida quando, depois de escanteio, Nico López teve liberdade para dominar e chutar dentro da grande área e foi travado pelo arqueiro do time anfitrião.
O sufoco aumentava a cada minuto e os donos da casa eram cada vez mais apoiados pelos presentes. No fim, a explosão de alegria com o apito derradeiro de Leandro Bizzo Marinho confirmando a vitória do Paraná.
Com o resultado, o Inter fica nos 54 pontos e segue na ponta, mas agora com o próprio Paraná em segundo lugar, com 49 pontos.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ X INTERNACIONAL
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data-Hora: 03/10/2017 – 20h30
Árbitro: Leandro Bizzo Marinho (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luiz Marques (SP)
Público: 39.414 pessoas.
Cartões amarelos: Igor, Gabriel Dias, Jhony, Robson (PAR), Cláudio Winck. D’Alessandro (INT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Iago Maidana (41’/1°T).
PARANÁ: Richard; Cristovam, Iago Maidana, Brock e Igor; Gabriel Dias, Vinicius Kiss, Renatinho e João Pedro (Jhony, aos 13’/2°T), Robson e Alemão (Vitor Feijão, aos 25’/1°T). Técnico: Matheus Costa.
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cláudio Winck (Juan, aos 39’/2°T), Danilo Silva, Leo Ortiz e Uendel; Rodrigo Dourado (Charles, aos 17’/1°T), Edenílson e D’Alessandro; Nico López, Eduardo Sasha (Camilo, aos 19’/2°T) e Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.