Em partida tensa, Colômbia garante sua vaga nas quartas de final

Colômbia-Paraguai-Copa-América-Centenário-Futebol-Latino-07-06
Foto: Arte Futebol Latino

Mesmo fazendo um excelente primeiro tempo, as coisas complicaram bastante para a Colômbia diante do Paraguai no estádio Rose Bowl pela segunda rodada da Copa América Centenário. Entretanto, prevaleceu a maior eficiência no ataque quando foi superior, vencendo o time de José Pékerman pelo placar de 2 a 1.

Leia mais: Nacional Potosí anuncia Rodrigo Vargas como reforço

Desde o princípio a equipe colombiana não deixou dúvidas de que queria ter a bola e tomar as rédeas da partida, algo que forçou os paraguaios a mais apelar para a força física do que propriamente conseguir neutralizar toda a qualidade do time cafetero. E o resultado do melhor desempenho veio aos 11 minutos quando, após cobrança de escanteio, o goleador Carlos Bacca cabeceou com firmeza a esquerda de Justo Villar para inaugurar a contagem.

Mesmo que depois de sair atrás do marcador o Paraguai tenha conseguido aumentar ligeiramente o controle da bola, quem seguia sendo mais perigoso e insinuante quando rondava o ataque eram os colombianos, que conseguiram em mais uma estocada ofensiva aumentar a dianteira.

Aos 29, em lance puxado novamente com a presença de Bacca, a bola espirrou para o meia Edwin Cardona que, percebendo que não conseguiria concluir, rolou para tras e encontrou a infiltração de James Rodríguez, que chutou com firmeza de pé esquerdo em diagonal, com a bola saindo do alcance de Villar e estufando a rede guaraní pela segunda vez no embate.

Aos 33, o time de Ramón Díaz conseguiu criar algum clima de tensão na defensiva da Colômbia quando, após cobrança de falta alçada na área, o zagueiro Paulo da Silva complementou para o fundo das redes, mas acabou tendo seu tento anulado pela arbitragem em função de um impedimento assinalado e confirmado pelo árbitro brasileiro Héber Roberto Lopes. Depois disso, novamente os guaranís conseguiram assustar o gol de David Ospina em cobrança de falta muito forte executada por Darío Lezcano já com 49 minutios, carimbando o travessão do arco cafetero.

A volta para o segundo tempo viu uma Albirroja da mesma maneira que terminou a parte inicial: Mais ativa no ataque e se arriscando em busca do gol que diminuiria a desvantagem. Bem cautelosos, os colombianos pareciam se armar apenas para os contra-golpes, entretanto foram poucas as oportunidades que surgiram para tal recurso.

E, com a ausência dessa alternativa, quem se deu bem foram os jogadores paraguaios já que, aos 25 minutos, Victor Ayala acertasse um excelente chute de fora da área no ângulo de Ospina e cravasse o primeiro gol da equipe na competição.

O selecionado guaraní cresceu bastante após o gol apesar de seguir dando brechas defensivas ao seu oponente, mas dois lances em sequência condenaram o Paraguai a uma situação bem mais complicada. Recebendo dois cartões amarelos aos 33 e aos 35, o meia Óscar Romero foi expulso da partida e, aparentemente, resolvia a situação para a Colômbia. Mas só aparentemente.

Mesmo estando com jogador a menos, muita garra e determinação dos jogadores de Ramón Díaz equilibraram as forças das duas equipes, que só puderam “desacelerar” após o último apito de Héber Roberto Lopes.

error: Futebol Latino 2023