*Por Renan Liskai
Nos últimos dias, o técnico Gustavo Alfaro, do Equador, anunciou os convocados para os jogos das Datas FIFA do mês de junho. Entre os nomes, apareceu o de Byron Castillo. O lateral está sendo investigado pela entidade máxima do futebol por conta de uma denúncia que diz que ele nasceu na Colômbia e mentiu sobre ser equatoriano para poder defender o país.
Leia mais: Melgar tenta alcançar feito na Sul-Americana que não acontece desde 2014; entenda
River Plate sonha com a contratação de Alexis Sánchez
A seleção equatoriana, quarta colocada das Eliminatórias Sul-Americanas, tem vaga garantida na Copa do Mundo juntamente com Brasil, Argentina e Uruguai. Apesar disso, a denúncia sobre o caso de Byron Castillo pode tirar o país do evento no Catar e colocar outra seleção em seu lugar.
Enquanto aguarda a definição do caso, o Equador fará uma “turnê”, pelos Estados Unidos. Entre os dias 2 e 11 de junho, a seleção encarará Nigéria, em Nova Jersey, México, em Chicago, e Cabo Verde, na Flórida.
O nome de Byron Castillo não é só destaque no cenário de seleções. Pelos clubes, o atleta é destaque no Barcelona de Guayaquil e é um sonho do Santos. A chegada do jogador na Vila Belmiro é um pedido direto do técnico Fabián Bustos.