*Alex Dias de Souza
Nesta terça-feira, Santos e Independiente empataram por 0 a 0 em Avellaneda na Argentina. Após vencer bem o Sport pelo Campeonato Brasileiro com uma formação alternativa, o time santista voltou a campo com força máxima e mesmo sem brilho, conseguiu arrancar um empate importante fora de casa.
Leia mais: Confira os prognósticos do embate entre Independiente e Santos em Avellaneda pela Taça Libertadores
Independiente cutuca Flamengo em postagem nas redes sociais
Com o resultado, o peixe precisará apenas de uma vitória simples para avançar às quartas de finais da Libertadores. Já o Independiente poderá se classificar com um empate, desde que marque gols no Pacaembu na próxima terça-feira, (28).
O jogo
Santos iniciou o jogo no 4-3-3 tradicional com Rodrygo na direita, Gabigol no meio e Bruno Henrique na esquerda.
Os primeiros cinco minutos foram todos do time alvinegro que ficava no ataque e não sofria na defesa. Porém, mesmo jogando bem e pressionando bastante a saída de bola do Independiente, a equipe brasileira não criava chances de gol.
Aos 15 minutos de jogo o Independiente melhorou no jogo e criou uma boa jogada. No lance, Meza bateu um escanteio e viu Gigliotti subir mais que a zaga santista e cabecear com perigo para meta de Vanderlei.
Aos 20, Meza fez linda jogada perto da área do Santos e bateu forte, cruzado para obrigar Vanderlei a se esticar e fazer uma grande defesa.
Um minuto depois, na cobrança, Burdisso desviou de cabeça e a bola sobrou para Romero bater forte e mandar a bola na rede pelo lado de fora.
No decorrer da primeira etapa, o Santos foi pressionado e já não pressionava como no início do jogo. Porém, a defesa santista deu poucos espaços para o time argentino e conseguiu ir para o intervalo com um empate.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Independiente voltou mais ligado e continuou pressionando o peixe nos minutos iniciais. Mesmo pressionado na defesa, o time da Vila Belmiro não se intimidava e chegava com algum perigo ao ataque, porém não conseguia acertar o último passe e não finalizava as jogadas.
Somente aos 24 minutos veio a primeira grande chance de gol da etapa final, e foi do time da casa. No lance, uma bola foi alçada na área do Santos, na sequência Cerutti ajeitou de cabeça e deixou Gigliotti de frente para o gol vazio para ele bater por cima e perder uma chance incrível.
Aos 31, mais uma bola alçada na área do Santos. Na jogada, Burdisso cabeceou e Vanderlei mandou de volta para o meia da área para salvar o time da Vila Belmiro mais uma vez.
O jogo ficou truncado, mesmo assim o Independiente tentava aproveitar o fator casa para chegar ao gol, o Santos por sua vez tinha grandes dificuldades no ataque, isso porque o time continuava errando passes, não finalizava para o gol de Campaña e ainda oferecia alguns espaços no campo defensivo.
No final o jogo ficou ainda mais dramático para o peixe. Com a expulsão do lateral esquerdo Dodô, o sufoco do time brasileiro aumentou. Com isso, o time que sequer finalizou a gol durante todo o jogo, abriu mão do ataque e lutou para sair com um empate valioso fora de casa.