Fazendo ambos sua estreia na Copa Sul-Americana, a Liga de Loja não conseguiu aproveitar o seu mando de campo e o Independiente Santa Fé sua qualidade técnica teoricamente superior aos equatorianos. Com isso, as equipes não saíram de um truncado 0 a 0 no Estádio Reina del Cisne, em Loja.
Leia Mais: Técnico do Equador fará “tour” para avaliar atletas que estão na Europa
A primeira etapa foi tão complicada no sentido de oportunidades para movimentar o placar que apenas um lance pode ser destacado como tendo levado algum perigo a um dos arqueiros. Após uma bola espirrada na frente da grande área, o zagueiro Roa, que estava de frente para Cabezas, pegou um bonito chute e obrigou o arqueiro equatoriano a se esticar todo para defender.
Na segunda etapa, a partida ministrada pelo árbitro brasileiro Rafael Claus continuou de maneira muito marcada e pouco criativa, resultando consequentemente em poucas chances claras de gol. Na melhor delas, o meia argentino da Liga, Juan Caffa, chutou cruzado e viu a bola passar na frente do gol adversário, rente a trave esquerda de Castellanos.
As duas equipes voltarão a se encontrar no próximo dia 20 (quinta-feira da próxima semana) no Estádio El Campín, em Bogotá, onde um empate novamente por 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis, um empate com gols classifica a Liga de Loja e apenas uma vitória do Santa Fé por qualquer placar classifica o time colombiano.