*Por Danilo Di Grado
Em partida que abriu a fase de oitavas de final da Copa do Mundo, Holanda e Estados Unidos mediram forças neste sábado (3), no Estádio Internacional Khalifa. E quem se deu melhor foram os comandados do técnico Louis van Gaal. Após abrir vantagem de 2 a 0 ainda na etapa inicial, os holandeses viram os norte-americanos esboçarem uma reação descontando, mas logo encontraram um gol que aliviou a situação, fechando a conta em 3 a 1. Com o resultado, os europeus garantiram sua vaga nas quartas, e agora aguardam seu adversário que sairá do confronto entre Austrália e Argentina.
Leia Mais: Craque da Celeste Olímpica critica o VAR e desabafa: “Uruguai não tem peso na FIFA”
Com passagens no Brasil, Zárate se aproxima de novo clube
Primeiro tempo
Iniciando melhor o confronto, os Estados Unidos mostravam que não daria vida fácil ao time da Holanda. Com isso, em uma primeira oportunidade, Pulisic já tratou de testar o goleiro Noppert que conseguiu fazer a defesa no arremate do camisa 10.
Apesar de chegar mais algumas vezes ao seu campo de ataque, os norte-americanos não conseguiram aproveitar as chances para abrir a contagem, fazendo com que a seleção europeia, por sua vez, marcasse. Em cruzamento rasteiro de Dumfries para trás, a bola chegou para Memphis Depay, que mandou no canto sem chances para Turner.
O gol animou um pouco mais a equipe holandesa, que até tentou aproveitar o momento para tentar ampliar. Porém, os EUA, não querendo levar a desvantagem para os vestiários, voltou a apostar em jogadas ofensivas até reta final. Até que aos 46, em jogada parecida no primeiro tento, outra vez ele, Drumfries, em novo passe para trás, rolou para Blind mandar sem chances para o fundo das redes, aumentando para 2 a 0.
Segundo tempo
Não muito diferente de como foi no início da etapa inicial, o segundo tempo também começou em ritmo acelerado. Entretanto, apesar de boas chegadas de ambos os lados, a bola teimou em não entrar no gol, mantendo o placar parcial sem alterações.
Vendo o tempo passar, o treinador dos EUA, Gregg Berhalter optou por algumas modificações aumentando o poder ofensivo de seu time. Até que surtiu efeito. Aos 30 minutos, Pulisic cruzou, com Wright, que havia entrado momentos antes, desviar a bola para descontar dando um ar de emoção.
Mas a possível reação por parte dos norte-americanos durou pouco. Aos 35 minutos, Dumfries, que já havia dado duas assistências, desta vez deixou o dele, com Blind retribuindo o passe para seu gol na primeira etapa. O resultado tranquilizou a Laranja Mecânica que apenas segurou a vitória até o apito final do árbitro.