*Por Mônica Alvernaz
A Chapecoense foi à Argentina para enfrentar o Independiente na partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Superior no segundo tempo, quando fez forte marcação, a Chape conseguiu empatar fora e deixou a decisão para o jogo de volta.
Logo no minuto inicial de partida, Kempes cabeceou para trás e quase fez contra o patrimônio. Na sequência, o atacante da Chape tentou partir pra cima, mas foi travado pela zaga adversária.
Antes dos 5 minutos iniciais, o Independiente chegou ao ataque com Diego Vera, mas o atacante chutou sem direção e a bola subiu demais, saindo pela linha de fundo.
Por pouco o Independiente não saiu na frente do placar, com um gol contra de Thiego. Em cruzamento na área, o zagueiro da Chape tentou cortar e quase mandou a bola para o fundo da rede.
O domínio do Independiente na partida era enorme, com mais de 70% da posse de bola em metade do primeiro tempo. No entanto, o time argentino tinha dificuldades em finalizar com perigo.
A Chape teve sua melhor oportunidade aos 30 minutos, em cobrança de falta de Cléber Santana, que acabou saindo por cima do gol de Campanã.
O time visitante ainda tentou chegar outras vezes ao ataque com Kempes. Mas problemas na finalização impediram que a Chape chegasse ao gol.
Da mesma maneira, o Independiente não conseguiu por o pé na forma e o primeiro tempo acabou empatado sem gols na Argentina.
A Chape voltou com marcação mais forte para o segundo tempo, mas foi do Independiente a primeira chance de perigo na segunda etapa.
Aos 6 minutos, em cobrança de escanteio, Benitez chutou em direção ao gol e a bola saiu rente à trave esquerda do goleiro Danilo.
A Chapecoense conseguiu imprimir boa marcação, anulando as tentativas de Independiente. Com boa chegada ao ataque, a Chape quase abriu o placar com chute de Josimar.
Na sequência, o Independiente respondeu e chegou com perigo com Meza. Após chute forte do meia do clube argentino, o goleiro Danilo se viu obrigado a fazer uma bela defesa e jogar pra escanteio.
A Chape foi se segurando como dava e conseguiu fechar bem a marcação. Mesmo assim, o Independiente chegou algumas com perigo. Aos 30 minutos, Meza subiu sozinho de cabeça e parou nas mãos de Danilo, que evitou o gol.
O time visitante teve boa chance com Dener quase aos 40 minutos do segundo tempo, mas pegou mal na bola, que saiu distante do gol de Campaña.
A Chape ainda chegou com Matheus Biteco e Josimar, mas as finalizações sem direção não permitiram fazer o gol. Pelo lado do time da casa, o problema foi o mesmo. Mesmo pressionando até o final, a partida terminou 0x0 na Argentina. A decisão da vaga ficou para a próxima quarta (18) às 19h15 na Arena Condá, casa da Chape.