*Por Danilo Di Grado
Estreando na CONMEBOL Libertadores na noite desta terça-feira (03), a equipe do Libertad largou na frente no Grupo H ao derrotar o Indpendiente Medellín, no estádio Atanasio Girardot.
Com os paraguaios marcando seus gols ainda etapa inicial com Bocanegra e Oscar Cardozo, os colombianos chegaram a descontar com Murillo, porém não sendo o suficiente para evitar o revés. Sendo assim, os comandados de Ramón Díaz somaram 3 pontos, assumindo a liderança da chave graças ao empate entre Caracas e Boca Juniors, enquanto os comandados de Bobadilla, sem nenhum ponto, ocupam a 3ª colocação.
Leia Mais: Com show de Guerrero, Internacional derrota a Universidad Católica
Em jogo difícil, Santos estreia na Liberta batendo de virada o Defensa y Justicia
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo atuando longe de seus domínios, o Libertad não intimidou-se e, logo nos primeiros movimentos foi pra cima dos colombianos. Com isso, em uma cobrança de falta pela esquerda de Van Vommel, o camisa 8 mandou na cabeça de Bocanegra, que, sem chances para o goleiro Marmolejo fez. 1 a 0.
Atrás no marcador, os defensores do Independiente passaram a forçar lançamentos visando seus atacantes. No entanto, as bolas esticadas não chegavam Benítez, Calvo e companhia, porém foram poucas as chances que assustaram Martin Silva.
Apesar de uma certa pressão por parte da equipe local, os paraguaios, aos 28 minutos, conseguiram ampliar. Após boa descida pela direita, a bola acabou sobrando para meio para Oscar Cardozo, que, por sua vez, conseguiu dominar e bater rasteiro. 2 a 0.
Tranquila na partida, a equipe comandada por Ramón Díaz conseguiu controlar bem as ações em campo, além de afastar a bola de sua área, dando a deixa para a arbitragem colocar um ponto final na etapa.
SEGUNDO TEMPO
No retorno das equipes para a etapa final, apenas Bobadilla optou por trocas. Com as entradas de Edwin Palacios e Leonardo Loaiza, a intenção era de dar gás novo em campo, visando um provável empate.
Modificado, o time da casa passou a oferecer perigo aos paraguaios. No entanto, o Libertad aproveitava os erros do adversário tentando ficar com a posse de bola, frustrando a torcida na Colômbia.
Até que aos 13 minutos, após cobrança de escanteio, o Independiente animou o confronto descontando no marcador. Subindo mais que a marcação, Murillo testou forte estufando as redes do rival. 2 a 1.
Percebendo a empolgação do Medellín sendo empurrado pelos torcedores que marcavam bom número nas arquibancadas, o Libertad passou a cozinhar mais o jogo. Tentando ganhar tempo com atendimentos e substituições, as situações incomodavam os donos da casa que reclamavam com o árbitro, deixando o jogo tenso até meados dos 30 minutos.
Nos últimos 15 minutos, o panorama era basicamente igual. Sem conseguir chegar ao empate, os visitantes ainda desperdiçaram algumas chances de ampliar ainda mais a contagem, porém conseguindo sair de campo com seus primeiros 3 pontos na chave.