Jogando pela terceira rodada da fase de grupos na Libertadores, Independiente del Valle e Atlético-MG ficaram no empate por 1 a 1, gols marcados por Hulk e Sornoza, onde cada equipe esteve superior em um dos tempos. Com o marcador, ambos vão as cinco unidades onde os gols marcados mantém o time do Equador na liderança do Grupo D. Tolima e América-MG (que ainda jogam na rodada) completam a chave com um ponto cada.
Leia mais: De virada, Nacional derrota Vélez Sarsfield e embola grupo do Bragantino
Independiente bate La Guaira e segue na cola do Ceará na Sul-Americana
Primeiro tempo
Se o Del Valle ensaiou reter mais a posse de bola e tentar estabelecer maior volume de jogo, na primeira subida mais aguda do Galo, o marcador foi inaugurado no Equador aos sete minutos. Após passe de Allan no lado esquerdo para Nacho Fernández, o argentino cruzou rasteiro e, na saída onde o arqueiro Moisés Ramírez passou direto pela bola, ela ficou à feição para Hulk tocar pras redes.
Curiosamente, as duas equipes tentavam se valer da mesma ideia de jogo com transições rápidas, usando os lados de campo e tentando encontrar os espaços nas costas da defensiva adversária usando a velocidade. E, em meio a posse de bola pautada pelo equilíbrio, era o time brasileiro que parecia mais efetivo, achando melhores espaços onde Hulk e Ademir confundiam a marcação e botaram Moisés Ramírez, pelo menos outras três vezes, em apuros.
Na reta final da primeira etapa, a IDV até tentou aumentar a rotação ofensiva, mas teve muita dificuldade de conseguir espaço suficiente para finalizar de maneira perigosa contra a meta de Everson. Algo que até fez o goleiro ver a bola rondar sua área com mais constância, porém sem lances de real ameaça.
Segundo tempo
Se na etapa inicial faltaram oportunidades mais claras para os anfitriões, logo aos três minutos Sornoza foi acionado dentro da grande área e fez valer a boa temporada com a camisa do Del Valle. Batendo rasteiro, o camisa 10 não deu chance de defesa ao goleiro Everson e marcou seu quarto tento em 12 partidas no ano, deixando tudo igual.
O tento fez muito bem a equipe da casa que, diferente dos primeiros 45 minutos, conseguiu emendar uma sequência de oportunidades onde o aspecto físico também parecia pesar de maneira contrária ao Atlético, criando um ambiente de absoluta pressão. Com direito, inclusive, a gol perdido na pequena área no escanteio com o zagueiro Luis Segovia completando na segunda trave.
Em momentos isolados, a equipe brasileira bem que tentava aproveitar as linhas altas e fazer as jogadas de velocidade encontrar os atacantes com espaço para lances de mano a mano. Porém, exceção de jogada na esquerda onde Rubens cruzou e tanto Hulk como o próprio Rubens erraram na hora de finalizar.