Pela partida de volta da 1ª fase da Copa Sul-Americana, no estádio Nacional, em Lima, no Peru, em grande jogo e com muitos gols, o Sport Boys venceu por 3 a 2, mas o Ayacucho acabou ficando com a vaga na fase de grupos, pois havia vencido a partida de ida por 2 a 0. O jogo foi emocionante: os Rosados fizeram 2 a 0 na primeira etapa, mas acabaram tomando o empate rapidamente no segundo tempo. O Sport Boys fez o terceiro e ficou muito próximo de marcar o 4º e levar o jogo para os pênaltis, mas Ayacucho segurou o resultado, garantiu a classificação e agora aguarda o sorteio para saber quais serão os seus adversários na fase de grupos.
Leia Mais: No Centenário, River Plate-URU bate o Liverpool e avança na Sul-Americana
O gigante voltou! Estudiantes vence mais uma sobre Everton e está na fase de grupos da Libertadores
O jogo
PRIMEIRO TEMPO
Com a vantagem de dois gols construída na partida de ida, o Ayacucho apostou nos contra-ataques para matar o jogo e garantir a classificação. Os Gasíferos até poderiam ter liquidado a fatura no primeiro tempo, mas Cristian Techera, em contra-golpe em velocidade, acabou acertando a trave e desperdiçando uma oportunidade de ouro. Enquanto isso, o Sport Boys foi para o abafa desde o início e conseguiu com essa estratégia ir para o intervalo empatado no resultado agregado. O primeiro gol saiu em cobrança de pênalti batida por Alexis Blanco, aos 23 minutos. Aliás, o mesmo Alexis Blanco mostrou oportunismo, aos 42, ao dividir com o goleiro adversário e fazer: 2 a 0.
SEGUNDO TEMPO
Ao contrário da etapa inicial, o Ayacucho largou a estratégia do contra-ataque e tomou a iniciativa ao partir para cima do Sport Boys na etapa complementar. A tática dos Gasíferos surtiu o efeito desejado e com 18 minutos a partida já estava empatava, gols de Cristian Techera e Minzum Quina, em cobrança de pênalti. Vale ressaltar que a penalidade redundou na expulsão de Cristian Flórez, que deixou os Rosados com dez em campo. Mas a vantagem de um homem a mais em campo não durou muito tempo. Francisco Duclós deu solada em disputa de bola no meio-campo e acabou sendo expulso. Com a igualdade no número de jogadores, o Sport Boys voltou a pressionar e conseguiu o terceiro gol, que foi marcado por Luis Ramírez. Os Rosados pressionaram até o fim e chegaram até carimbar a trave, mas não conseguiu o gol que levaria o jogo para os pênaltis e acabou sendo eliminado. Agora, o Ayacucho aguarda o sorteio para saber quais serão os seus adversários na fase de grupo da Copa Sul-Americana.