*Denis Santos
Na Arena Corinthians, em Itaquera, o Chile e Colômbia empataram no tempo normal sem gols, mas a Roja levou a melhor nos pênaltis. Seu adversário nas semifinais será conhecido no confronto de amanhã entre Peru e Uruguai, no estádio da Fonte Nova.
Leia Mais: Rapinoe marca dois e EUA derrota a França na Copa do Mundo Feminina
Copa América: Argentina vence a Venezuela e encara o Brasil na semifinal
O duelo
A delegação chilena chegou atrasada ao estádio por causa do trânsito de São Paulo e o duelo começou 20 minutos depois do horário marcado.
Partida iniciada e os colombianos encurralaram durante dez minutos os chilenos. O problema é que Los Cafeteros pressionavam, mas não conseguiam criar uma oportunidade clara de gol.
O Chile apostou no contra-ataque, e por pouco não marcou logo aos 11 minutos. Fuenzalida cruzou, Aránguiz cabeceou e Ospina fez bela defesa.
Os chilenos gostaram desse negócio de atacar. Aos 15 minutos, Beausejour cruzou Davinson Sanchez atrapalhou Ospina e a bola sobrou para Aránguiz que marcou o gol. Só que na origem da jogada tinha um jogador chileno impedido e o VAR anulou o gol.
Aos 26, James levantou na área, Mina cabeceia, mas o atacante Vidal estava lá para ajudar a defesa e salvar o Chile.
Aos 31, uma cena lamentável. Mina e Alexis Sanchez se estranharam e por muito pouco não virou uma confusão generalizada dentro do gramado.
O segundo tempo começou como primeiro: blitz dos Cafeteros. Mas, assim como na primeira etapa, as chances criadas não assustavam os chilenos, que eram muito perigosos nos contra-ataques.
Aos 6, Vargas teve boa oportunidade, mas Ospina acabou fazendo a defesa. Na casa dos 10 minutos, finalmente uma chance perigosa dos Cafeteros. James recebeu de Cuadrado e acertou belo passe para o mesmo Cuadrado. Só que a zaga chilena estava esperta e salvou.
Aos 37, quase Vargas teve a última chance do tempo normal e quase fez por cobertura. Mas Ospina estava esperto e conseguiu efetuar a defesa.
Penalidade
Na marca da cal o Chile foi mais feliz e venceu por 5 a 4. Tesillo perdeu a 5ª penalidade dos colombiano e Alexis Sanchez bateu o pênalti da classificação.