*Por Danilo Di Grado
Não faltou emoção na partida entre Colômbia e Peru, disputada no Estádio Metropolitano de Barranquilla, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Mesmo tendo um melhor volume de jogo por quase todo o duelo por parte da La Tricolor, os peruanos mantiveram a calma e, nos momentos finais, conseguiram encontrar o gol da vitória de 1 a 0 que os colocou na 4ª colocação agora com 20 pontos, enquanto os colombianos, por conta do revés, acabaram descendo dois degraus, ocupando agora a 6ª posição com seus 17 pontos.
Leia Mais: Atacante de multa milionária relata expectativa de atuar no futebol europeu
Viu essa? Bandeira improvisada rouba a cena em Chile x Argentina
CALENDÁRIO
Na próxima rodada, os colombianos terão pela frente a seleção da Argentina, fora de casa, enquanto os peruanos terão como adversário o Equador, porém jogando sob seus domínios. Ambos os jogos serão disputados na próxima terça-feira (1º).
PRIMEIRO TEMPO
Jogando em casa, a seleção colombiana sabia da necessidade da vitória para continuar com chances de ir à Copa do Mundo com uma vaga direta. Sendo assim, nos primeiros 15 minutos, pressionou a seleção peruana, que por sua vez, praticamente apenas se defendeu. Entretanto, mesmo com boas chegadas por parte de Falcao, James Rodríguez e Borré, a pontaria acabou falhando para alívio do goleiro Gallese.
Na sequência, a La Tricolor ainda seguia ditando o ritmo em campo. Em novas tentativas, tendo como destaque o jogador do Rayo Vallecano, a bola parecia teimar em não entrar, sendo as melhores chance aos 34 e 39 minutos, com o atacante cabeceando a última com muito perigo contra o gol do arqueiro peruano, a arbitragem encerrou a etapa inicial momentos depois com o placar zerado para frustração da torcida no Metropolitano.
SEGUNDO TEMPO
Com as equipes voltando para a etapa complementar, apenas Gareca promoveu uma troca colocando Edison Flores no lugar de Peña. Mesmo com a mudança no esquema tático, o Peru, não muito diferente de como foi no início do duelo, pouco conseguiu produzir, vendo os colombianos indo para cima atrás de seu gol, porém sem êxito nas finalizações.
Vendo o tempo passar, foi a vez do técnico Rueda recuar para seus suplentes. Em duas trocas, Alzate e Borja entraram nos lugares de Borré e Falcao, respectivamente. Com gás novo em campo, os mandantes voltaram a produzir mais, como aos 32 minutos, quando Galesse fez um milagre evitando o tento rival após erro do sistema defensivo de sua seleção.
Já na reta final de jogo, após mais algumas substituições, quem conseguiu marcar o primeiro de forma surpreendente foram os peruanos. Aos 39, Edison Flores, que havia entrado no começo do segundo tempo, após um raro contra-ataque, recebeu de Cueva pela esquerda e chutou rasteiro sem chances para Ospina. Atrás no placar, a Colômbia ainda tentou apostas as últimas fichas atrás de um empate até os acréscimos, porém ainda desperdiçaram boas chances com James e Cuadrado, para alívio e festa da La Rojiblanca.