Com seis gols e três expulsões, Universidad Católica e São Paulo fizeram uma partida de absoluta tensão e emoção onde o tricolor saiu vencedor por 4 a 2 no primeiro encontro pelas oitavas de final da Sul-Americana.
Leia mais: Del Valle vence o Lanús pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana
Presidente descarta a chegada de Cavani a time sul-americano
Primeiro tempo
Começando superior ao seu adversário através de linhas altas e retomada constante da posse de bola, o tricolor acabou abrindo a contagem através de penalidade onde Calleri foi acertado pelo braço de Daniel González dentro da grande área. Na batida, Reinaldo bateu forte, do lado direito, sem dar possibilidade de defesa ao arqueiro Sebastián Pérez aos 14 minutos.
Sem conseguir encontrar alternativas ofensivas, a Católica parecia “encurralada” na tentativa de sair jogando e, nesse contexto, Isla tentou sair jogando dentro da grande área onde Calleri roubou e Luciano, de frente para Pérez, bateu chapado para marcar o segundo.
A posse de bola chegou a se elevar pelos lados da Católica, mas com pouca eficiência e ainda dando espaços ao adversário. Com isso e a dose de confiança na vantagem construída, Reinaldo tocou para Luciano que, passando por dois marcadores, chutou de bico para ampliar aos 39 minutos da etapa inicial.
Após conseguir uma confortável situação, o time de Rogério Ceni não hesitou em baixar suas linhas e se sustentar com pouco perigo rondando a meta de Jandrei até o intervalo.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, em cinco minutos, o ambiente que parecia totalmente favorável se tornou, no mínimo, preocupante quando Zampedri aproveitou boa jogada do lado direito do ataque e tocou pras redes após cruzamento rasteiro. Quase que na sequência, Igor Vinícius cometeu falta onde a arbitragem do uruguaio Christian Ferreyra deu o segundo cartão amarelo para o lateral, rendendo o vermelho.
Apesar da dificuldade, uma jogada de ótima troca de passes no lado esquerdo do ataque aos 17 teve Patrick dando uma caneta no marcador e cruzando para Igor Gomes ajeitar e Calleri acertar uma finalização precisa, no ângulo esquerdo de Pérez. E, quando parecia que o confronto não poderia apresentar novos elementos, Rodrigo Nestor foi expulso com cartão vermelho através de lance revisado pelo Árbitro de Vídeo onde pisou na perna de Marcelino Núñez, deixando o tricolor com nove em campo.
Na base da pressão, Gonzalo Tapia explorou o lado direito do ataque, driblou a marcação e cruzou para Diego Valencia diminuir para 4 a 2 com 40 minutos em ambiente que se tornou de sufoco para os brasileiros com Calleri, já tendo amarelo, também deixando o campo expulso por atingir o zagueiro adversário.
Apesar do confronto se tornar um “ataque contra defesa” absoluto, o São Paulo conseguiu resistir as investidas dos Cruzados e conseguiu uma importante vitória no estádio San Carlos de Apoquindo.