Em comunicado, Chile oficializa denúncia sobre “caso Byron Castillo”

em-comunicado-chile-oficializa-denuncia-sobre-caso-byron-castillo-Futebol-Latino-05-05
Foto: Franklin Jacome/AFP

Após a ampla repercussão sobre a polêmica documental envolvendo o lateral-direito Byron Castillo, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) divulgou comunicado nesta quinta-feira (5) apresentando uma denúncia formal sobre o caso.

Leia mais: Boca Juniors é acusado de entregar presente a árbitro; clube responde
Confira todos os gols da última quarta-feira pela Libertadores

Através de um escritório de advocacia e apontando a existência de diversas evidências sobre a falsidade dos documentos que apontem o nascimento de Byron no Equador, a ANFP relatou que já acionou a Comissão Disciplinar da FIFA para uma apuração e possível punição a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) bem como ao atleta que hoje, além da Tri, defende o Barcelona de Guayaquil.

Tamanha seria a profundidade da apuração apontada pelos chilenos que tanto a própria FEF como a Direção Nacional de Registro Civil no Equador haviam encontrado “inconsistências na certidão de nascimento apresentada pelo jogador e informou que este documento não existia nos seus arquivos internos, apontando outras debilidades no documento, para concluir que possivelmente era fraudulento”.

Por fim, a federação chilena ratificou que “não se pode aceitar a prática de irregularidades graves e conscientes no registro de jogadores, sobretudo quando falamos de uma competição mundial. Deve existir jogo limpo dentro e fora de campo”.

Apesar de explícitamente não existir qualquer menção ao fato, a manifestação por parte da ANFP tem interesse direto para a seleção chilena já que, em caso de perda de pontos do Equador obtidos nas Eliminatórias, o Chile poderia ser favorecido com a entrada, ao menos, na zona de repescagem para o Mundial no Catar.

error: Futebol Latino 2023