Em 25 de maio de 1940, estádio do Boca Juniors tinha seu primeiro “teste”

Muitos estádios ganham notoriedade pelos grandes feitos de seus respectivos clubes, mas mesmo quando alguns deles passam por uma fase mais negativa, a marca registrada de jogarem em um verdadeiro caldeirão jamais some. Esse é justamente o caso do Boca Juniors no Estádio Alberto Jacinto Armando, amplamente conhecido na América Latina e no mundo com o apelido de La Bombonera.

Leia mais: Botafogo corre no mercado para acertar com atacante chileno

A data de 25 de maio é extremamente especial para o local, já que há exatos 76 anos o clube Xeneize inaugurava sua casa em uma partida que sequer pode realizar durante 90 minutos contra o San Lorenzo. Em função da ausência ainda de iluminação artificial nas instalações da La Bombonera, a partida que teve o placar de 2 a 0 para o Boca, gols do meio-campista Ricardo Alarcón e Aníbal Tenorio, durou apenas 70 minutos com o cair da tarde.

Com capacidade para 57.446 pessoas, o palco de tantos fatos históricos para o futebol do continente que leva o nome de um ex-presidente do clube Auriazul ainda teve, dois meses depois, uma partida que, para efeito de duelo completo, é considerada a partida oficial de inauguração do estádio. Dessa vez contra o Newell’s Old Boys, o Boca Juniors voltou a vencer pelo placar de 2 a 0.

Foram necessários pouco mais de dois anos para erguer a construção que foi arquitetada pelo engenheiro argentino José Luiz Delpini através do trabalho do mesmo no à época conceituado estúdio Delpini-Sulcic-Bes, batizado assim em função dos sócios que tocavam o negócio em conjunto com Delpini: O arquiteto esloveno Viktor Sulcic e o geômetra Raúl Bes.

No histórico da Copa Libertadores da América, competição em que os argentinos receberão o Independiente del Valle na La Bombonera pela fase semifinal, o retrospecto histórico da equipe é invejável. Em 130 jogos, a equipe Xeneize tem 90 vitórias, 29 empates e 11 derrotas, totalizando 255 gols marcados e 86 sofridos.

Quando o assunto são apenas rivais equatorianos, o del Valle terá que superar números bem desfavoráveis de seus conterrâneos no estádio aniversariante. Isso porque Barcelona de Guaiaquil, Deportivo Cuenca, Deportivo Quito, Emelec e El Nacional já estiveram no Alberto Armando e, em sete partidas, são sete triunfos dos donos da casa.

error: Futebol Latino 2023