*Por Mônica Alvernaz
O adiamento da final da Libertadores é o assunto mais comentado do momento. A grande decisão entre River e Boca teve por duas vezes sua data alterada: no confronto de ida, a chuva impossibilitou a realização da partida. No de volta, o ataque ao ônibus do Boca cancelou o confronto.
Leia mais: Boca Juniors entrega pedido formal a Conmebol para não entrar em campo
Jogador do Boca Juniors precisará ser operado após ataque a ônibus
Apesar do contexto pouco provável, esta não é a primeira vez que isso ocorre no futebol Sul-Americano. Em confrontos internacionais e até mesmo envolvendo seleção brasileira, as partidas não aconteceram na data prevista, pelos mais diversos motivos.
Confira abaixo lista de quatro competições que tiveram importantes partidas adiadas.
1 – Final da Copa do Brasil 2016
Por um motivo nobre e justo, a final da Copa do Brasil de 2016 entre Grêmio e Atlético-MG foi adiada em uma semana. A mudança na data ocorreu devido ao trágico acidente envolvendo a delegação da Chapecoense que abalou todo o mundo. Na ocasião, o Grêmio ficou com a taça do campeonato.
2 – Recopa Sul-Americana 2018
O confronto entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana de 2017 também sofreu alteração. O pedido partiu do Grêmio, que alegou pouco tempo entre a volta das férias e a pré-temporada que antecederia o confronto. Com isso, a decisão passou do dia 7 para o dia 14 de fevereiro. No final, a equipe brasileira levou a melhor sobre o Independiente.
3 – Copa Sul-Americana 2018
Ainda na fase de mata-mata da competição, um pedido de adiamento aconteceu por parte do Bahia. A alteração ocorreu devido à proximidade dos jogos que ocorreriam pela Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro. A mudança foi benéfica ao clube baiano, que na época garantiu a continuação na Sul-Americana diante do Blooming.
4 – Sul-Americano Feminino Sub-17 2018
Nem mesmo as seleções escapam dos imprevistos em relação às datas. No caso da seleção brasileira feminina sub-17, o adiamento ocorreu por conta de outras seleções. Ainda na fase de grupos do campeonato, as seleções de Equador, Chile, Paraguai e Bolívia tiveram problemas de saúde em alguns atletas, provocando o adiamento da rodada do grupo. Com isso, o grupo do Brasil foi afetado e o jogo alterado para o dia seguinte. A seleção brasileira saiu campeão do torneio, depois de derrotar a Venezuela por 3 a 0.