*Por Mônica Alvernaz
Sempre que um campeonato chega na reta final, a expectativa para conhecer a equipe que levantará o caneco de campeão aumenta. Por vezes, isto ocorre antes mesmo da última rodada, a exemplo do que ocorreu com o Fortaleza no Brasileirão Série B deste ano.
Leia mais: Efetivação de Solari por Real Madrid tem detalhe curioso em contrato
Imprensa italiana volta a especular James Rodríguez na Juventus
Durante a 36ª rodada, o tricolor consagrou-se campeão com duas rodadas de antecedência. No cenário latino, esta conquista ocorreu com outros times, que conseguiram garantir o título sem precisar esperar a partida final.
Confira abaixo uma lista com cinco grandes clubes do futebol Sul-Americano que comemoraram o título de forma antecipada em seus países.
River Plate
Em 2008, na penúltima rodada do Clausura, o clube argentino superou o Olimpo no Monumental de Núñez e garantiu o título. Atualmente, o River vive a expectativa de levantar mais um caneco, desta vez pela Libertadores, torneio do qual disputará a final no próximo final de semana.
Boca Juniors
Grande rival do River na Argentina e adversário na Libertadores deste ano, o Boca foi mais um clube a conquistar o título antes de chegar na última rodada. Em 2017, a equipe foi campeã sem mesmo entrar em campo, já que os resultados da antepenúltima rodada garantiram matematicamente a conquista para os Xeneize.
Cerro Porteño
Faltam três rodadas para a derradeira partida, quando o Cerro Porteño garantiu o título do Clausura em 2013. Na ocasião, o clube paraguaio empatou com o Libertad e abriu nove pontos de vantagem sobre o segundo colocado, com apenas seis a serem disputados.
Peñarol
Uma das mais recentes conquistas antecipadas está por conta da equipe do Peñarol. No final do último mês, a equipe uruguaia conquistou pelo segundo ano consecutivo o título com uma rodada de antecedência, após combinação de resultado favoráveis na rodada.
Cruzeiro
No cenário brasileiro, o Cruzeiro conquistou a melhor marca no cenário de pontos corridos, ao garantir com quatro rodadas de antecedência o título da competição em 2013. O clube mineiro igualou a marca do São Paulo, que conquistou o mesmo feito em 2007. O título do Cruzeiro veio após superar o Vitória fora de casa pelo placar de 3 a 1, na 34ª do Brasileirão daquele ano.