No último sábado, o Santos perdia por 1 a 0 para o Sport, na Ilha do Retiro e pressionava o adversário em busca do empate. O técnico Dorival Júnior colocou Elano para fortalecer o meio de campo e ajudar a sua equipe no ataque. Porém, o comandante só não esperava que após 19 minutos o atleta seria expulso.
Leia Mais: Léo intensifica preparação para confronto entre Santos e Benfica na Vila Belmiro
US Soccer confirma Estados Unidos e México em Columbus
Elano sofreu uma falta no meio de campo e começou a reclamar com o juiz. Incomodado, o árbitro deu um cartão amarelo para o jogador santista, que não parou de questionar e tomou o segundo cartão amarelo. A consequência foi levar o vermelho e sair de campo precocemente.
O detalhe é que em 27 rodadas do Brasileirão, Elano só disputou cinco partidas. O jogador é um dos atletas mais experiente do elenco, mas passa a maior parte do campeonato no banco de reservas.
Se juntarmos os cinco jogos que Elano entrou em campo, o santista jogou apenas 97 minutos. O duelo que ele mais ficou no gramado foi contra o Corinthians, na 5ª rodada do Brasileirão, quando o Peixe foi derrotado por 1 a 0, em Itaquera. Neste duelo, o meio-campista disputou por 69 minutos.
Nos outros três jogos, contra Santa Cruz, Ponte Preta e Flamengo, Elano ficou em campo apenas nove minutos, muito pouco para um jogador que foi fundamental na conquista do Brasileirão 2002 e 2004 e peça importante na Libertadores 2011.
Sem Elano, o Santos recebe o Atlético-PR na próxima rodada do Brasileirão. O meio-campista só fica à disposição de Dorival Junior para o jogo contra o Fluminense, na Vila Belmiro.