*Por Vinicius Fernandes
Completando a 25ª rodada da Liga Pro, nome oficial do campeonato equatoriano, o Técnico Universitario conseguiu um triunfo como visitante por 2 a 1 diante do El Nacional, no Estadio Olímpico Atahualpa, em Quito.
Leia mais: 1,1 mil ingressos na final da Libertadores vão para o público geral
Ezequiel Lavezzi decide retornar ao futebol sul-americano
O jogo foi emocionante, porém polêmico. O time da casa saiu na frente aos 17 minutos, em pênalti convertido por Miguel Parrales. Aos 25, o árbitro Mario Romero apitou penal para o TU sem que nada houvesse ocorrido. Em seguida o assistente o adverte, mas o juiz mantém a sua decisão.
Quando o argentino Diego Dorregaray se preparava para bater na bola, o quarto árbitro vê o replay no monitor do canal que faz a transmissão e diz a Romero, que agora aceita a opinião.
Logo depois, aos 31, Eddie Guevara chutou de fora da área e deixou tudo igual. No início do segundo tempo, com apenas dois minutos, Dorregaray virou para a equipe de Ambato, definindo o marcador.
Com este resultado, o Técnico Universitario sai da zona de descenso, ao somar 19 pontos, três a mais que o América, penúltimo colocado (ao final do campeonato os dois últimos serão rebaixados). O lanterna é o Fuerza Amarilla, com apenas seis unidades. Com a derrota, a terceira seguida, o El Nacional ficou com 33 pontos e está fora da zona de ‘playoffs’, ocupando o nono lugar.