*Por Rodrigo Sturaro
A Argentina bateu a Colômbia por 2 a 1 na noite desta quinta (2), no Estádio Olímpico Atahualpa, pela 2ª rodada do Hexagonal do Sul-Americano Sub-20. Os gols da partida foram marcados por Torres e Martínez, para os argentinos, enquanto Hernández anotou para os colombianos.
Leia mais: Sete clubes brasileiros estão entre os 10 elencos mais valiosos da Libertadores 2017
Gonzalo Higuaín causa polêmica ao elogiar torcida da Juventus
Precisando se recuperar após a estreia com derrota diante do Uruguai por 3 a 0, a Argentina mostrou no começo da partida que estava empenhada em ter uma postura diferente contra Colômbia. Logo aos 19 segundo, a defesa colombiana tentou sair jogando e acabou se complicando. Marcelo Torres recebeu passe de Ascacíbar, invadiu a área, e bateu na saída do goleiro Arias para abrir o marcador.
O gol animou a seleção argentina que teve boa chance com Tomás Conechny aos seis minutos, mas a bola acabou passando longe do gol da Colômbia. A falta de inspiração dos meias Ramírez e Balanta dificultava as ações ofensivas da seleção tricolor. A primeira chegada de perigo da Colômbia foi aos 17, quando Juan Hernández finalizou de média distância, porém sem perigo para o goleiro Cambeses.
Com o jogo muito brigado no setor de meio-campo, o árbitro brasileiro Anderson Daronco tinha dificuldades para controlar os ânimos dos atletas, tanto que no primeiro tempo foram mais de 20 faltas na partida e cinco cartões amarelos distribuídos. A Colômbia teve uma boa chance na bola parada aos 40, mas a cabeçada de Quiñones acabou passando rente a trave direita da meta argentina.
A etapa final começou com a Colômbia tendo uma boa oportunidade logo no primeiro lance, mas Quiñones não conseguiu aproveitar o rebote cedido pelo goleiro argentino e perdeu uma boa oportunidade de igualar o placar. O lance animou os colombianos que abusando das jogadas pelos lados de campo começou a incomodar o sistema defensivo adversário.
A insistência colombiana surtiu resultado aos 11 minutos, quando Hernández aproveitou o vacilo do goleiro Cambeses, que saiu mal do gol, e de cabeça empatou o placar no Atahualpa. Com a pressão de ter que vencer depois da derrota na estreia, os alvicelestes pareciam assustados após o gol sofrido.
Com mais posse de bola e sendo mais agressiva na partida, a Colômbia chegava bem ao campo de ataque, mas encontrava dificuldade na hora do último passe. Por outro lado, a Argentina abusava da ligação direta, o que facilitava a vida da defesa tricolor. As melhores chances da alviceleste saíam dos pés do meia Conechny em chutes de fora da área.
Aos 30, o goleiro Arias despachou a bola para o campo de ataque e Hernández ganhou na corrida de Romero, invadiu a grande área, mas na hora da finalização bateu por cima do travessão, perdendo grande oportunidade para a Colômbia de virar o placar.
Tudo corria bem para os colombianos, até que Atuesta fez falta dura no meio-campo e acabou sendo expulso de forma direta por Daronco. Logo na sequência, aos 34, o atacante argentino Martinez arriscou de fora da área e mandou a bola quase na arquibancada do Atahualpa.
Com um a menos a Colômbia passou a se defender com duas linhas de quatro, deixando somente Hernandez no ataque. Mas isso não evitou que a Argentina chegasse ao gol da vitória aos 46 minutos, quando Conechny fez grande jogada e cruzou na pequena área para Lautaro Martínez, que não desperdiçou a chance e deu números finais à partida.
Com o resultado, a Argentina assume momentaneamente a segunda colocação com três pontos, enquanto a Colômbia caiu para a lanterna do Hexagonal com apenas um ponto. Na próxima rodada os colombianos encaram o Uruguai e a Argentina enfrenta o Equador.