É campeão! Monterrey vence o América-MEX e garante vaga no Mundial de Clubes

Monterrey-x-America_29_10_2021
(Foto: Divulgação/Twitter TheChampions)

*Por Danilo Di Grado

Na grande final da Liga dos Campeões da CONCACAF, Monterrey e América-MEX entraram em campo na noite desta quinta-feira para decidir quem ficaria com o troféu da atual edição. Por ter a melhor campanha entre os dois finalistas, os Rayados tiveram a vantagem de jogar em casa, no Estádio BBVA Bancomer. E os donos da casa se deram melhor. Ainda no primeiro tempo, Rogelio Funes Mori marcou o único gol garantindo o 5º título na história do clube (sendo o último conquistado em 2019), além de garantir uma vaga no Mundial de Clubes, podendo entrar no caminho de Flamengo ou Palmeiras, que farão a decisão da CONMEBOL Libertadores em novembro.

Leia Mais: Fica ou vai embora? Dirigente do Cerro fala sobre Chiqui Arce
Por insultos racistas a Bruno Henrique, Barcelona de Guayaquil é punido pela Conmebol; saiba mais

CALENDÁRIO

Ambas as equipes voltarão a campo no próximo domingo (30), porém pela 16ª rodada do Campeonato Mexicano. O Monterrey terá como adversário o Atlético San Luis, enquanto o América encara o Cruz Azul.

PRIMEIRO TEMPO

Fazendo valer o fator casa jogando com o apoio das arquibancadas, o Monterrey, desde os primeiros movimentos, impôs pressão sobre o América-MEX. Com isso, após algumas tentativas frustradas, Funes Mori conseguiu mandar para o fundo das redes, aproveitando o erro de Caceres, depois do cruzamento pela esquerda, confirmado pelo árbitro através do VAR. 1 a 0.

Precisando correr atrás do prejuízo no marcador, as Águias então partiram pra cima para surpreender o rival. Entretanto, apesar de um certo momento sem conseguir criar boas chances até meados dos 30 minutos, foi equilibrando as ações na reta final da primeira etapa, conseguindo dar trabalho ao goleiro Andrada em arremates como os de Richard Sánchez e  Sebastián Cáceres, porém não o suficiente para igualar o duelo, dando a deixa para arbitragem mandar os atletas para os vestiários.

Banner-Cyber-Bet-300-250-interna-Futebol-Latino-13-07

SEGUNDO TEMPO

Com ambos os times voltando para o segundo tempo sem alterações, os comandados do técnico Javier Aguirre, assim como foi no início do jogo, partiram pra cima do América. Até meados dos 10 minutos, praticamente não saiu do seu campo de ataque apostando em jogadas aéreas, mas Funes Mori, Gallardo e Meza acabaram falhando na pontaria parando até mesmo nas defesas do goleiro Ochoa.

Vendo o tempo passar, os técnicos então apostaram seus suplentes, principalmente Santiago Solari, que ainda acreditava em uma possível virada. Após as modificações, o jogo passou a ficar mais equilibrado novamente. Com o time da Cidade do México indo para cima, até meados dos 35 minutos algumas chances até apareceram, mas os defensores da equipe mandante mostraram que não estavam dispostos a ser surpreendidos.

Já na reta final da etapa, contando com os 9 minutos de acréscimos, os Rayados, aproveitando-se da vantagem, além do desespero do América, até tiveram a chance de selar a vitória de vez com mais um tento. Com ares de emoção, desperdiçou três finalizações quase que na sequência, e ainda viu o adversário mandar uma bola na trave nos últimos segundos, além de uma checagem no VAR sobre um possível pênalti no lance, mas que o árbitro acabou não apontando a marca da cal soprando o apito para decretar o final de jogo com direito a muita comemoração por parte dos jogadores e da torcida no BBVA Bancomer.

error: Futebol Latino 2023