É a vez da Copa América mais itinerante da história

Foto: Gaspar Nóbrega/COL Copa América Brasil 2019

*Por Vinicius Fernandes

A edição de 2019 da Copa América será diferente, pelo menos na logística. Pela primeira vez nenhuma das 12 seleções participantes pode escolher por contra própria hotel e local de treinamento, nem mesmo o anfitrião Brasil.

Leia mais: Pablo Mouche dispara contra grama sintética de estádio chileno
Veja todos os planteis que disputarão a Copa Ouro 2019

Haverá muita rotação por cada uma das cinco cidades-sedes (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre) com a ideia de que tudo seja mais parelho e equitativo. De todos os selecionados, Brasil, Colômbia e Equador atuarão em apenas duas cidades na fase de grupos. Os dois primeiros em Salvador e São Paulo; e os equatorianos na capital baiana e BH.

Dos 12 países presentes, ninguém viajará mais que a Venezuela, que fará um total de 4.520km de percurso entre Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte. Por outro lado, a Bolívia andará apenas 872 km, sem sair do Sudeste (SP-RJ-MG), ou seja, 3.650 km a menos. Detalhe: estão no mesmo grupo.

A logística também inclui os campos de treinamento já designados: quatro em cada sede. Cada seleção deverá chegar três dias antes da partida e ir embora no dia seguinte, padar dar a outra delegação. Assim, o COL (Comitê Organizador Local), segundo a Conmebol, ninguém terá privilégio no torneio deste ano, seja por ser anfitrião, ou por ter mais dinheiro ou prestígio e ficar num melhor hotel ou CT.

error: Futebol Latino 2023