Domínio absoluto dos latinos dentre os principais artilheiros do futebol chinês

dominio-absoluto-latinos-principais-artilheiros-futebol-chines-futebol-latino-20-09
Foto: Jin Linpeng/Xinhua

Investindo milhões e milhões de dólares para trazer jogadores do mais alto gabarito para dentro do campeonato chinês, o futebol asiático sente o impacto da chegada de muitos atletas latinos principalmente quando o assunto é a artilharia atual da China Super League 2016.

Leia mais: Diego Simeone: “Neymar é um jogador extraordinário”
Lucho González promete muita força de vontade com a camisa do Atlético-PR

Além de ter como comandante dessa lista o meia-atacante ex-Cruzeiro Ricardo Goulart, jogador do Guangzhou Evergrande, outros oito integrantes do futebol latino estão dividindo espaços com cinco africanos e apenas três atletas asiáticos na lista dos principais marcadores de gols dentro da competição que está na sua 25a rodada.

Nomes como o boliviano Marcelo Moreno, que atua no Changchun Yatai, e o do colombiano Roger Martínez, avante do Jiangsu Suning, são os únicos não-brasileiros dentre os jogadores sul-americanos, demonstrando que o futebol canarinho tem sua presença maciça de maneira qualificada no torneio liderado pelo Guangzhou.

A competição nacional da China possui 16 clubes na primeira divisão e, assim como acontece na disputa do Brasileirão, é jogada em dois turnos com a definição do campeão em pontos corridos. Os três primeiros se classificam para a Liga dos Campeões da Asia (até o momento Guangzhou Evergrande, Jiangsu Suning e Shanghai SIPG) e os dois últimos caem para a segunda divisão (atualmente seriam rebaixados Changchun Yatai e Shijiazhuang Ever Bright).

Confira como está a artilharia do campeonato chinês com grande presença dos latinos:

1 – Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande) – 16 gols

2 – Demba Ba (Shanghai Greenland) – 14 gols

3 – James Chamanga (Liaoning Hongyun) e Wu Lei (Shanghai SIPG) – 13 gols

5 – Alan (Guangzhou Evergrande) – 12 gols

6 – Marcelo Moreno (Changchun Yatai) – 11 gols

7 – Alex Teixeira (Jiangsu Suning) – 10 gols

8 – Fernandinho (Chongqing Lifan) – 9 gols

9 – Roger Martínez (Jiangsu Suning), Obafemi Martins (Shanghai Greenland), Renato (Guangzhou R&F), Jean Kouassi (Shanghai SIPG), Steve (Yanbian FC), Emmanuel Gigliotti (Chongqing Lifan), Walter Montillo (Shandong Luneng), Dong Xuesheng (Hebei China Fortune) e Kim-Seung Dae (Yanbian FC) – 8 gols

error: Futebol Latino 2023