Através de uma decisão que foi tomada via Tribunal Superior de Disciplina Desportiva (TSDD) da Federação Boliviana de Futebol (FBF) no último domingo (30), duas equipes da primeira divisão na Bolívia iniciarão a disputa do Clausura local já com -3 unidades na tabela classificatória.
Leia mais: Carlitos Tevez tem futuro incerto no Boca Juniors
Jogador da Colômbia recebe ameaça de morte após eliminação na Copa América
Chama a atenção, aliás, o fato de que todos os times envolvidos na punição já foram campeões nacionais da elite na Bolívia pelo menos em uma oportunidade: San José, Sport Boys e Universitario de Sucre. Com direito ao primeiro dos citados ter participado em 2019 da Libertadores na chave que também estavam Flamengo, LDU e Peñarol.
A justificativa para a pena aplicada nas três agremiações pelo fato de todos eles ainda não terem conseguido fazer uma negociação efetiva com dívidas a vários atletas. Esse é o primeiro “estágio” da pena que, se não tiver sua justificativa sanada, por ser acrescentada de mais seis pontos ou até mesmo o rebaixamento dos clubes inadimplentes em caso extremo.
Enquanto o San José foi acionado na justiça por valores devidos ao atacante colombiano Jair Reynoso, pelo menos outros quatro jogadores não-identificados tem dívidas a serem quitadas pelo Sport Boys.
No caso do Universitario, não foi ou foram revelado(s) quantos são o(s) reclamante(s) e, diferente do que acontecerá com as equipes de Oruro e de Warnes, como não está disputando a primeira divisão local e atua em caráter de convidado na segundona boliviana, a Copa Simón Bolívar, o time perderá unidades em um torneio regional, a Associação Chuquisaquenha de Futebol.