*Por Mariana Pereira – Colaborador de Futebol Latino
Na noite desta quinta-feira (6), no estádio El Campín, em Bogotá, Santa Fe e Corinthians se enfrentaram pela quinta rodada da Libertadores. Após a equipe brasileira vencer o primeiro confronto por 1 a 0, desta vez, igualdade de 1 a 1 no placar. O empate não garante nenhum dos integrantes do Grupo 8 antecipadamente na próxima fase.
Leia mais: River Plate massacra The Strongest e assume a ponta do grupo 1
Ainda líder, com dez pontos, o Corinthians vinha de derrota no clássico para o Palmeiras por 1 a 0 e não poderia contar com Rodriguinho, machucado. Já o Santa Fe, segundo colocado com oito pontos e de equipe completa, estava embalado com três vitórias consecutivas em seu campeonato nacional. Antes do jogo começar, a diretoria corintiana foi homenageada.
Logo aos dois minutos o Santa Fe tentou chegar pelo lado direito do campo, mas a jogada foi interceptada pelo time brasileiro. Na sequência, Cássio ficou com a bola após lançamento longo para Anchico. Dois minutos depois, foi a vez do Timão ir pela direita com Fágner e Elias, mas a bola também ficou com o goleiro.
Aos seis minutos, os mandantes chegaram novamente, mas desta vez com perigo. Após cruzamento de Otálvaro, Ancaro tentou de letra e na sobra, Perlaza chutou para fora. Um minuto depois, os jogadores do Santa Fe reclamaram de toque na mão de Bruno Henrique, dentro da área, mas o juiz disse que foi involuntário. Como resposta, o Corinthians lançou bola dentro mas o juiz marcou falta do zagueiro Felipe após cabeceio.
Aos dez minutos, um dos refletores do estádio se apagou e o juiz parou a partida. Durante o apagão, os torcedores do Santa Fe seguiram cantando alto. Após 13 minutos de paralisação, o jogo reiniciou com escanteio cobrado pelos mandantes. O Corinthians seguiu com dificuldades para armar jogadas.
Aos 17 minutos, Giovanni Augusto sofreu falta pela esquerda, na cobrança, jogou a bola para dentro da área, mas Felipe cabeceou para o chão. Como resposta, o Santa Fe passou perto do gol de Cássio após Sejas cobrar escanteio, Yago afastar e no segundo lance Otálvaro cruzar e a bola atravessar toda a área do goleiro.
O primeiro cartão amarelo saiu do lado dos colombianos. Gordillo pegou Guilherme sem a bola e foi punido pelo árbitro, sendo assim, o atleta está suspenso para a próxima partida.
Com 28 minutos de jogo, os corintianos se encheram de esperança após ver Uendel livre pela esquerda e Guilherme sozinho chegando na área. Porém, o lançamento do lateral foi muito longo e ficou com Zapata. Em seguida, o Santa Fe balançou as redes de Cássio, mas o bandeira já marcava impedimento. A jogada foi após cobrança de falta de Seijas, e Mina pegar rebote do goleiro corintiano.
Porém, aos 34, nada de impedimento. Após ótima troca de passe, Gordillo chutou forte, a bola bateu na trave e, no rebote, Otero colocou para dentro. Cássio nada pode fazer. A jogada ressaltou o mal rendimento do time de Tite em campo.
Elias perdeu grande oportunidade de sair cara a cara com Zapata. Aos 38 minutos, Lucca roubou a bola e lançou o meia, que na dança com o zagueiro, preferiu cair e pedir falta. O juiz mandou seguir a partida.
O Corinthians começou a chegar um pouco mais na área do adversário aos 43 minutos. Fágner e Elias tentaram achar alguém em um cruzamento, Bruno Henrique arriscou um chute, mas nada de efetivo. Assim, o juiz apitou o final do primeiro tempo três minutos depois.
Os dois times voltaram a campo sem mudanças. A primeira equipe a arriscar foi a dos mandantes. Seijas chutou de fora da área, e Cássio segurou firme. Na sequência do lance, Fágner cometeu falta e levou o cartão amarelo, o que deixa o jogador fora do próximo jogo.
Sabendo que a vitória classificaria a equipe, o Timão teve sua melhor chance com Lucca. Aos 11 minutos, o camisa 30 arriscou chute forte, que fez barulho ao tocar o travessão. Mas efetividade teve Elias, minutos depois, que após receber passe de Guilherme, bateu na saída de Zapata. Gol de empate do Timão.
Três minutos seguintes, Lucca driblou Otálvaro, cruzou para André, que chutou travado com Tesillo, para fora. Sentindo a melhora da equipe de Tite, o técnico Geraldo Pelusso tirou o meia Anchico e colocou Omar Pérez, que em seu primeiro lance cabeceou em cima de Cássio e melhorou as chances do Santa Fe.
O treinador corintiano também mudou. Lucca saiu para a entrada de Romero e Maycon ficou com a vaga de Guilherme. Seguindo a dança dos atletas, Pelusso optou por colocar Pablo Rojas no lugar de Otero.
Aos 27 minutos, o Corinthians teve mais uma boa chance. Elias botou Fágner para correr e ele cruzou na medida para Romero, que cabeceou fraco, na direção de Zapata. Três minutos depois, nova alteração na equipe colombiana. Saiu Perlaza e entrou Sebástian Salazar.
Na altura dos 34 minutos, Elias, demonstrando cansaço, deu lugar para Edílson. Em seguida, Romero passou pelo zagueiro no lado esquerdo do campo, cruzou no segundo pau, mas André não conseguiu dar sequência na jogada. A reta final foi emocionante para os corintianos. O Santa Fe tentou de todas as maneiras, até de pênalti reclamaram. Mas pelo cansaço, se contentaram com o empate.
Na próxima rodada da competição, a sexta, o Santa Fe vai visitar o Cerro Porteño, em Defensores del Chaco, no dia 20 de abril, às 21h45. Já o Corinthians receberá em sua Arena o Cobresal, no mesmo dia e no mesmo horário.