Nesta quarta-feira, o Grêmio começa a decidir a Libertadores diante do Lanús, em Porto Alegre. Além de tentar o tricampeonato continental, o Tricolor vai lutar para melhorar seu retrospecto contra times argentinos na competição.
Leia Mais: No clima da final, Grêmio divulga vídeo com campeões da Libertadores
Lanús tenta o segundo título continental contra time brasileiro
Até hoje, o Tricolor mediu forças contra os argentinos por 18 vezes com seis vitórias, seis empates e seis derrotas. O ataque balançou 18 vezes e levou 19 gols.
O último encontro aconteceu na Libertadores dessa temporada, quando encarou o Godoy Cruz, nas oitavas de final. No confronto de ida, o Grêmio venceu por 1 a 0. Na Arena, o Tricolor venceu por 2 a 1 e garantiu sua vaga nas quartas de final.
Vale lembrar que, a classificação quebrou um jejum de 15 anos sem derrotar argentinos em mata-mata. A última vez que passou pelos hermanos aconteceu em 2002, quando tirou o River Plate.
Péssima recordação na final
Como um dos times mais tradicionais do continente, o Grêmio já disputou uma decisão de Libertadores contra um rival argentino. Na temporada 2007, o Tricolor enfrentou o Boca Juniors e perdeu o título. Na La Bombonera, os Xeneizes venceram por 3 a 0. No antigo Olímpico, novo triunfo dos hermanos por 2 a 0.