Depois de perder por 1 a 0 em casa o compromisso de ida nas oitavas de final da Copa Sul-Americana frente ao Grêmio, a LDU precisará de um feito pouco comum pensando no seu retrospecto geral quando atua como visitante diante de um time brasileiro.
Leia mais: Boca Juniors mais próximo de novo reforço da Europa
Ex-Bragantino, atacante Markão jogará em outro clube na China
Levando em consideração o histórico que envolve jogos da própria Sul-Americana além de Libertadores e Recopa, ao todo o time Blanco atuou 17 vezes nessas condições frente a Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional, Fluminense, Palmeiras, Sport, o próprio Grêmio e o Vasco. O retrospecto dessa amostra é de 18 derrotas, um empate e somente três vitórias, aproveitamento de somente 14% em triunfos, tendo marcado 10 gols e sofrido 48 tentos.
Se serve de consolo ao torcedor da Liga de Quito, foi justamente na última temporada que a equipe venceu um time brasileiro sendo visitante apesar de, no saldo final, o marcador não ter sido suficiente para evitar uma eliminação continental.
Depois do revés por 2 a 1 no Casablanca para o Santos na ida das oitavas da Libertadores, a equipe então dirigida por Pablo Repetto venceu por 1 a 0 a volta com gol de Matías Zunino, mas acabou eliminada pelo critério da quantidade de gols feitos fora de casa pelo Peixe. No caso da atual eliminatória, um triunfo com esse marcador leva a decisão para as penalidades.
Em 2021, a LDU já fez um jogo por torneios continentais contra uma equipe brasileira. Estando na mesma chave do Flamengo na fase de grupos da Liberta, o clube da capital equatoriana empatou por 2 a 2 no Maracanã.