*Por Vinicius Fernandes
A División Mayor del Fútbol Colombiano (Dimayor) anunciou que o Deportivo Pasto não poderá jogar a partida de volta da final da Liga Águila, nome oficial do campeonato colombiano, no Estadio Municipal de Ipiales, seu mando de campo desde a primeira fase da competição.
Leia mais: Junior Barranquilla sai na frente do Deportivo Pasto na final do Apertura colombiano
Paraguai “recuou” de amistoso contra o Brasil, afirma Galvão Bueno
Depois do informe da Comissão de Segurança de Nariño e a reunião com as partes envolvidas, a entidade encarregada de administrar e regulamentar os torneios de futebol profissional na Colômbia determinou que o estádio da cidade de Ipiales não conta com as medidas e os recursos fundamentais para disputar um jogo decisivo da categoria profissional.
Além disso, na resolução, explica que o palco esportivo tem a capacidade de receber apenas 5.600 personas, quantidade insuficiente para uma final; não facilita a realização de uma transmissão televisiva e faltam itens na lista de exigências a ser cumprida, como a divisão nas arquibancadas, saídas de emergências e anéis de segurança.
Assim, o Pasto tem até segunda-feira (10) para enviar uma proposta formal com o nome do local no qual disputará a partida decisiva do campeonato, marcada para o dia 12 de junho, quando se conhecerá o primeiro campeão nacional de 2019.
Cabe lembrar que o Deportivo Pasto já não pode utilizar o seu estádio, Libertad, na cidade de Nariño, por estar passando por obras de remodelação desde o dia 26 de novembro de 2018. A ida entre Junior, atual campeão, e Pasto acontecerá nesta sábado (8), em Barranquilla.