Foram longos nove anos distante da primeira divisão no Uruguai e, consequentemente, sem sequer pisar no gramado do Estádio Centenário para uma partida oficial. Porém, nesse final de semana, o modesto Plaza Colonia terá a oportunidade de retornar ao estádio mais imponente do país para jogar diante do Peñarol, atual líder isolado do Apertura 2015/2016.
Leia mais: Real Garcilaso: De azarão a favorito em um espaço de três dias
Evitando criar qualquer expectativa ou ansiedade em demasia por parte dele mesmo ou de seus atletas, o treinador Eduardo Espinel preferiu não dar destaque a esse fator tão marcante para o time de Colonia do Sacramento:
“Nunca nos preocupamos com o lugar já que queremos jogar é a partida, só gostaríamos de manter a nossa concentração. Muda o entorno e a adrenalina no Centenário mas dentro do campo não muda nada.”
Além da expectativa de retorno ao Centenário, a partida pode decretar a garantia (pelo menos no Apertura) de que o time Alviverde permanecerá na primeira divisão já que, pelos cálculos revelados pelo próprio Espinel, mais um triunfo deve ser suficiente para atingir a pontuação necessária para fugir da degola:
“Nos preparamos para permanecer, fazemos contas de que com 18 pontos por campeonato em média para aspirar a sequência na primeira divisão.”
Sobre o seu time titular para enfrentar a equipe carbonera amanhã (28) às 20h, apesar de despistar, Eduardo não faz muito segredo.
“Será a mesma ou muito similar a equipe da última partida (empate em 2 a 2 com o Racing de Montevidéu). Temos uma dúvida segundo o que sabemos do Peñarol porque, ao que parece, eles mudarão a forma de jogar.”
Prováveis escalações de Plaza Colonia e Peñarol:
Plaza Colonia: Kevin Dawson; Guillermo Padula, Danilo Gerlo, Carlos Rodríguez e Alejandro Villoldo; Alejandro Furia, Matías Caseras e Ezequías Redín; Federico Puppo, Sergio Leal e Nicolás Dibble. Técnico: Eduardo Espinel.
Peñarol: Gastón Guruceaga; Diogo, Guillermo Rodríguez, Carlos Valdez e Matías Aguirregaray; Nahitan Nández, Nicolás Albarracín e Luis Aguiar; Diego Forlán e Marcelo Zalayeta. Técnico: Pablo Bengoechea.