No dia 17 de setembro, o Independiente Del Valle chamou a atenção da América do Sul ao massacrar o Flamengo por 5 a 0 e ficar de maneira isolada na liderança da chave A da Libertadores.
Leia Mais: Em chegada ao Girona, Yan Couto fala em determinação e evolução
River Plate vai estrear nova camisa diante do São Paulo
Pouco mais de duas semanas depois, o cenário do time equatoriano é bem diferente. Na rodada passada, o Del Valle foi goleado pelo Junior Barranquilla e viu o Tiburón sonhar com uma vaga nas oitavas. Além disso, o Flamengo bateu o Barcelona e voltou a brigar pela ponta do grupo.
Na quarta-feira, os comandados de Miguel Ángel Ramírez encaram o Rubro-Negro no Maracanã e podem sair do solo brasileiro em situação delicada para a rodada decisiva da fase de grupos. Veja o cenário:
Se o Del Valle for derrotado no Maraca e o Barranquilla vencer o Barcelona, os dois chegam a jornada final com 9 pontos. Na rodada derradeira, o Del Valle teria que vencer o clássico com o Barça para avançar de maneira independente. Porém, em caso de empate ou derrota, teria que torcer contra o Tiburón, que visita o Flamengo no Maracanã.